metropoles.com

Contribuintes de Aparecida (GO) terão redução na alíquota do ITBI

Diminuição ocorrerá por um período de 45 dias. Medida busca estimular o registro de posse de imóveis na cidade

atualizado

Compartilhar notícia

Jhonney Macena/Prefeitura de Aparecida de Goiânia
Imagem colorida e aérea do município de Aparecida de Goiânia mostra vários prédios e céu azul com nuvens brancas - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida e aérea do município de Aparecida de Goiânia mostra vários prédios e céu azul com nuvens brancas - Metrópoles - Foto: Jhonney Macena/Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Goiânia – O município de Aparecida de Goiânia terá redução na alíquota para o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) durante um período de 45 dias. A medida foi aprovada por meio de Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 82/2023, na última terça-feira (8/8).

A data de início da redução será definida pelo chefe do Poder Executivo, mas a diminuição na alíquota ocorrerá desta forma: 1% até o 15º dia; 1,5% a partir do 16º dia até o 30º dia; e 2% do 31º até o 45º dia. Ou seja: quanto mais cedo o contribuinte comparecer para usufruir da redução, menor será a alíquota do ITBI.

Conforme a lei, o imposto calculado desta maneira deverá ser pago em parcela única e dentro do prazo final estipulado. Se o prazo para pagamento for ultrapassado, o contribuinte ficará sujeito ao recolhimento da diferença entre o percentual reduzido e a alíquota normal.

Ao justificar o projeto de lei, o prefeito Vilmar Mariano ressalta que a iniciativa busca “estimular o registro de propriedade de imóveis, de forma a resguardar a sociedade e evitar conflitos desta natureza”. Segundo ele, a redução na alíquota do ITBI estimulará o aumento da arrecadação com receitas também do Imposto Sobre a Propriedade Territorial Urbana (ITU) e do Imposto Sobre a Propriedade Territorial Predial Urbana (IPTU).

O PLC 082/2023 autoriza ainda a alteração das alíquotas de ITBI para garantir o tratamento diferenciado às transmissões compreendidas no Sistema Financeiro da Habitação, o SFH. E traz também a adequação da base de cálculo das taxas relativas à utilização de serviço público específico e divisível, de forma que os valores propostos representem o custo de tais serviços.

Secretário municipal da Fazenda, Einstein Paniago calcula que a redução temporária na alíquota do ITBI beneficiará 8.055 imóveis em Aparecida. Segundo ele, neste período a arrecadação do ITBI deverá sofrer um incremento de 54%.

Com informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?