metropoles.com

Contran aprova novas regras para pedágios eletrônicos nas rodovias

A proposta foi apresentada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho. A nova resolução passará a valer assim que for publicada no DOU

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Google Maps
Imagem colorida mostra praça de pedágio em São Paulo; feriado - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra praça de pedágio em São Paulo; feriado - Metrópoles - Foto: Reprodução/Google Maps

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou, nesta segunda-feira (14/10), a proposta de resolução apresentada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, a qual estipula a nova forma de operação do pedágio eletrônico – free flow  (fluxo livre) ou pedágio sem cancela. O sistema permite que condutores realizem o pagamento sem precisar parar nos postos e que os veículos paguem uma tarifa proporcional ao trecho percorrido na via.

A proposta prevê a implementação do sistema em todo o território nacional e estabelece formatos de identificação e classificação dos veículos, além de meios de notificação e pagamento via Carteira Digital de Trânsito (CDT).

“O uso da tecnologia contribui para maior fluidez do trânsito e para a redução na emissão de carbono, com a dispensa de espera em praças de pedágio”, diz o Ministério dos Transportes.

Principais mudanças:

  • A regra aumenta o prazo de pagamento da tarifa do pedágio, sem multas para o motorista;
  • Serão criadas placas e símbolos para identificar nacionalmente o sistema de cobrança eletrônica; e
  • Ocorrerá a centralização de dados em uma plataforma nacional, que facilitará a cobrança e a notificação do pedágio ao motorista.

As novas regras ampliarão o prazo de pagamento da tarifa do pedágio de 15 para 30 dias. A contagem será feita a partir da data em que o veículo passou pelo posto de cobrança.

O novo sistema realizará a identificação dos automóveis por meio da conferência digital da placa, da imagem do veículo, classificação veicular e também por uso de tag (equipamento com tecnologia de rádio frequência).

Com a aprovação do Contran, as novas regras passarão a valer assim que o texto for publicado no Diário Oficial da União.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?