metropoles.com

Contracheque de 373 mil servidores virá com aumento em fevereiro

Os reajustes variam de 4,75% a 6,75%. Governo Federal teve de ceder após decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do STF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
esplanada dos ministérios congresso
1 de 1 esplanada dos ministérios congresso - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Governo Federal já fechou a folha de pagamento do mês de janeiro e 373 mil servidores receberão, no início de fevereiro, os salários com reajuste. A intenção do Palácio do Planalto não era essa, mas o Ministério do Planejamento confirmou à reportagem que os depósitos serão realizados com o aumento, conforme determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Em atendimento à decisão liminar do ministro Ricardo Lewandowski, a remuneração dos servidores federais (reajuste incluído), relativa ao mês de janeiro/2018, será depositada em fevereiro/2018. Enquanto isso, o Ministério do Planejamento aguarda decisão de mérito sobre o recurso encaminhado ao Supremo Tribunal Federal, para definir como proceder nos meses  subsequentes”, informou a pasta por meio de nota. Porém, caso a situação seja revertida, o dinheiro terá de ser devolvido.

Em dezembro, a liminar concedida pelo ministro Lewandowski sustou o efeito da Medida Provisória nº 805, assinada pelo presidente Michel Temer (MDB), que pretendia adiar, para o próximo ano, o reajuste prometido para 2018. Com isso, o governo visava economizar R$ 5,1 bilhões. A MP previa ainda um reajuste de 11% para 14% da alíquota previdenciária dos servidores públicos federais.

Diversas categorias serão beneficiadas com o aumento, entre elas, médicos peritos do INSS, analistas e técnicos do Banco Central, policiais federais e rodoviários federais, auditores fiscais da Receita Federal, peritos federais agrários e servidores que integram as carreiras da diplomacia. Os reajustes variam de 4,75% a 6,75%.

A notícia foi comemorada pela categoria. “Acreditamos que a Justiça está sendo feita. É inadmissível que uma legislação seja aprovada e depois venha o presidente, de forma autoritária, por meio de uma MP, tentando derrubar. O Governo pode recorrer que não vai dar em nada, porque a Lei está do nosso lado”, afirmou Sérgio Ronaldo da Silva, secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef).

Próximos passos
O governo ainda tem esperança de derrubar a liminar do STF que suspendeu o adiamento do reajuste para os servidores federais. A decisão deverá ser analisada pelo plenário da Corte na volta do recesso judiciário, a partir do dia 1° de fevereiro, cabendo à presidente Cármen Lúcia pautar a ação.

Veja abaixo todas as carreiras beneficiadas com os aumentos:

  • Médicos peritos do INSS
  • Auditores fiscais e analistas tributários da Receita Federal
  • Auditores fiscais do trabalho
  • Analistas e especialistas em infraestrutura
  • Analistas técnicos de políticas sociais
  • Peritos federais agrários
  • Dnit
  • Polícia Federal
  • Polícia Rodoviária Federal
  • Superintendência de Seguros Privados (Susep)
  • Comissão de Valores Mobiliários (CVM)
  • Analistas e técnicos do Banco Central
  • Carreira do ciclo de gestão
  • Carreira de diplomacia
  • Polícia Civil dos ex-territórios

 

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?