Contra lockdown em BH, manifestantes jogam máscaras em bandeira do Brasil
Empresários de várias áreas protestam contra decreto do prefeito Alexandre Kalil, que determinou fechamento de atividades não essenciais
atualizado
Compartilhar notícia
A decisão do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), de impor novo lockdown na capital mineira provocou novas manifestações no centro da cidade nesta terça-feira (12/1). O decreto, divulgado nessa segunda-feira (11/1), determina o fechamento imediato do comércio e de serviços não essenciais, como forma de tentar conter o aumento de casos de Covid-19. A determinação passou a valer na manhã desta terça.
Os insatisfeitos com a decisão de Kalil começaram a protestar contra o decreto ainda na manhã de segunda-feira. E novos atos ocorreram nesta terça. Comerciantes e sócios de academias da cidade ocuparam três faixas da avenida Afonso Pena, impedindo o fluxo normal de carros. O ato foi encerrado às 12h, de acordo com informações da BHTrans.
Nas redes sociais foram compartilhados vídeos de manifestantes, alguns sem máscara, em frente a uma bandeira do Brasil, estendida no chão. Nas imagens, é possível ver algumas pessoas atirando máscaras de proteção individual em cima da bandeira. Em outro momento, os envolvidos no protesto cantaram o Hino Nacional, enquanto bradavam frases contra o isolamento social.
Segundo a prefeitura, as atividades só retornarão a funcionar na íntegra quando houver redução dos casos. Na noite dessa segunda-feira (11/1), havia confirmados 70.223 casos da doença e 1.956 mortes em Belo Horizonte.
Reage BH pic.twitter.com/rw9TGJBdk9
— TeAtualizei 🇧🇷👊🏻❤️ (@taoquei1) January 11, 2021
Manifestação em frente à prefeitura de BH, contra Prefeito Kalil pic.twitter.com/TubvOVaXQw
— wagner varela (@wvarelasouza) January 12, 2021
Aglomeração contra fechamento do comércio em BH
Covideiros jogam máscaras na bandeira do Brazil 🙃#covid_19 #COVIDFest
Vídeo o Tempo pic.twitter.com/OfoJSpV7o7
— Brazil Covidfest (@BCovidfest) J