metropoles.com

Contra ataques a escolas, governo reforçará monitoramento da deep web

Lula instalou nesta quinta um grupo de trabalho interministerial para propor políticas de prevenção e enfrentamento à violência nas escolas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
CNM/Divulgação
camilo santana mec marcha dos prefeitos
1 de 1 camilo santana mec marcha dos prefeitos - Foto: CNM/Divulgação

Após o ataque a uma creche em Blumenau, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) instalou um grupo de trabalho interministerial para propor políticas de prevenção e enfrentamento à violência nas escolas. A primeira reunião do colegiado aconteceu na manhã desta quinta-feira (6/4).

Comandado pelo ministro Camilo Santana, o grupo deve focar no reforço ao monitoramento da deep web, a chamada “internet profunda”.

O ministro da Educação ressaltou que, além das medidas mais urgentes adotadas pelo governo, o combate ao estímulo à violência na internet também será alvo do debate do GT.

“Discutimos hoje um tema que é seríssimo e que precisa ser enfrentado fortemente, com ações mais urgentes, que é um trabalho de inteligência nas redes sociais, principalmente na chamada ‘deep web’, essas redes que estimulam a violência, o armamento”.

Para Santana, a regulamentação das redes também se faz necessário: “É preciso discutir uma regulamentação das plataformas digitais hoje no Brasil, este é um debate que nós precisamos fazer”, defendeu.

O governo também pretende criar um disque-denúncia específico para casos de violência nas escolas.

Estiveram no encontro desta quinta, além de Santana, os ministros dos Direitos Humanos, Silvio Almeida; dos Esportes, Ana Moser; e da Saúde, Nísia Trindade.

“A reunião de hoje foi para indicações das equipes ministeriais, definição de reuniões e fechamento de um calendário. Nós temos projetos e este tema, de violência nas escolas, já era discutido, ainda mais depois do episódio de ontem em Blumenau”, disse o ministro da Educação.

Integram o GT os ministérios da Educação, Justiça e Segurança Pública, dos Direitos Humanos, da Cidadania, das Comunicações, da Saúde, da Cultura, e do Esporte, além da Secretaria Nacional de Juventude e da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?