Conta do bolsonarista Nikolas Ferreira é retida pelo Twitter
Nikolas Ferreira, o deputado federal mais votado do Brasil, foi alvo de sanção da rede social, que ainda não divulgou a razão pelo bloqueio
atualizado
Compartilhar notícia
Eleito com 1,49 milhão de votos, o futuro deputado federal bolsonarista Nikolas Ferreira (PL), o mais votado do país, teve a conta no Twitter retida nesta sexta-feira (4/11).
De acordo com a Central de Ajuda da rede social, a mensagem exibida no perfil de Nikolas ocorre quando a plataforma é obrigada a reter toda a conta especificada em resposta a uma exigência legal válida, como, por exemplo, uma ordem judicial.
Até o momento, o Twitter não divulgou maiores explicações sobre o caso.
O parlamentar está entre os políticos que usaram a rede para incitar um golpe de Estado a extremistas que bloquearam rodovias em todo o país. Na segunda-feira (31/10), Nikolas que “Soldado que vai à guerra e tem medo de morrer é um covarde”, enquanto Jair Bolsonaro (PL) se manteve em silêncio sobre a derrota nas urnas por mais de 40 horas.
O próprio presidente Bolsonaro divulgou um vídeo pedindo aos apoiadores o fim dos bloqueios, mas sem questionar o motivo dos protestos, que é o de contestar o resultado da eleição e pedir uma intervenção militar. Parte dos manifestantes está adotando uma nova estratégia, de protestar em frente unidades que representam as Forças Armadas.
Conta retida e histórico de suspensão
No dia 26 de outubro, o deputado eleito tuitou que sua conta reserva no Instagram, com mais de 2 milhões de seguidores, havia sido suspensa. Em sua conta oficial, após violação de regras da plataforma, o aplicativo já havia proibido que Nikolas realizasse lives. Após recurso, as decisões foram revertidas. De acordo com o jornal O Globo, a plataforma da Meta não quis informar o motivo do bloqueio e do recuo da decisão.
No TikTok, Nikolas também já teve sua conta suspensa por alguns minutos. O parlamentar disse, em reportagem publicada pelo Estado de Minas, que “já aconteceu várias vezes, geralmente eles denunciam em massa”. Nikolas explicou que a conta fica fora do ar, mas, logo após mandar recurso pelo próprio aplicativo, o perfil volta a funcionar.
No dia 30/10, tuítes que mostravam a conta oficial do vereador retida circularam nas redes sociais. Na captura de tela do perfil de Nikolas, é possível identificar que a conta estava retida em decorrência de uma demanda legal. Pouco tempo depois, o Twitter do político já havia voltado ao normal.