metropoles.com

Consumo de energia elétrica tem alta de 1,4% em abril

O resultado foi puxado, principalmente, pela classe residencial, que consumiu 11,772 mil GWh, 7,5% a mais do que em abril do ano passado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Guará
1 de 1 Guará - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O consumo de energia elétrica no País avançou 1,4% em abril ante igual mês de 2015, informou nesta segunda-feira (30/5) a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Trata-se do primeiro avanço desde fevereiro de 2015. No total, foram demandados 40,076 mil GWh no mês passado.

O resultado foi puxado, principalmente, pela classe residencial, que consumiu 11,772 mil GWh, 7,5% a mais do que em abril do ano passado. Segundo a EPE, o aumento pode ser atribuído, em grande medida, ao efeito das altas temperaturas.

“Embora as vendas de aparelhos de ar condicionado tenham registrado queda no último ano (-19%), o desconforto causado pelas altas temperaturas no mês levou à intensificação do uso desses equipamentos nos domicílios, a despeito do peso da energia elétrica no orçamento familiar”, diz a EPE.

Segundo a empresa, a influência da temperatura foi notada em vários Estados, sobretudo na região Sudeste. No total, o consumo por domicílio cresceu 4,8% em abril ante igual mês de 2015.

Na classe industrial, contudo, a tendência de queda no consumo de energia elétrica persistiu. A demanda somou 13,889 mil GWh, um recuo de 4,8% ante abril de 2015. “Apesar dos indicadores industriais continuarem negativos, a retração de abril não foi tão intensa quanto as registradas nos dois últimos trimestres”, ressalvou a EPE.

Na classe comercial, o consumo totalizou 8,058 mil GWh, alta de 1,7% ante abril do ano passado. Em 12 meses, o total de energia elétrica consumida no País acumula queda de 2,8%, informou a EPE.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?