metropoles.com

Consumo de energia cai 8,7% em janeiro, até dia 19, ante mesmo período de 2015

. A geração, por sua vez teve queda de 9,1% na mesma base de comparação, com 60.800 MW médios

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Energia elétrica
1 de 1 Energia elétrica - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) informou que entre os dias 1º e 19 de janeiro o consumo de energia elétrica no país recuou 8,7% ante o mesmo período do ano passado, somando 58.855 MW médios. A geração, por sua vez teve queda de 9,1% na mesma base de comparação, com 60.800 MW médios. Os dados são preliminares.

Sobre o consumo de energia, houve queda de reduções de cerca de 9% nos mercados cativo (ACR), no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras, e livre (ACL), no qual consumidores compram energia diretamente dos fornecedores. Os maiores porcentuais de queda, na análise dos ramos de atividade industrial, ocorreram no setor de minerais não metálicos (-15,9%), veículos (-15,87%), bebidas (-11,4%) e de extração de minerais metálicos (-10,7%), ou seja, segmentos considerados mais significativos.

Já na geração, as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) foram responsáveis por 2.920 MW médios, 15% superior ante o mesmo período de 2015. As usinas térmicas diminuíram em 19% a geração de energia com 12.892 MW médios. A representatividade da fonte hidráulica, em relação a toda energia gerada no país, foi de 76,2%, índice 3,2 pontos percentuais superior ao registrado no ano passado.

O levantamento da CCEE (InfoMercado Semanal) também trouxe a estimativa de que as usinas hidrelétricas integrantes do Mecanismo de Realocação de Energia (MRE) gerem, na quarta semana de janeiro, 82,4% de suas garantias físicas, ou 48.453 MW médios em energia elétrica.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?