metropoles.com

“Consequências imprevisíveis”: PGR vai apurar carta de Heleno com ameaças

O ministro afirmou que eventual apreensão do celular de Bolsonaro traria “consequências imprevisíveis para a estabilidade nacional”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ministro Augusto Heleno, do GSI, de terno e gravata. Ao fundo o que parece ser uma tela azul | Metrópoles
1 de 1 Ministro Augusto Heleno, do GSI, de terno e gravata. Ao fundo o que parece ser uma tela azul | Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O procurador-geral da República, Augusto Aras, enviou um ofício ao Supremo Tribunal Federal (STF) no qual informa que determinou a abertura de uma apuração preliminar para verificar a conduta do ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, na edição da chamada “nota à nação brasileira”.

O texto, assinado e divulgado por Heleno no dia 22 de maio, afirmava que a eventual apreensão do celular do presidente Jair Bolsonaro seria “inconcebível” e traria “consequências imprevisíveis para a estabilidade nacional”.

A nota de Heleno foi uma reação a uma decisão do ministro Celso de Mello, do STF. Relator do inquérito que investiga a interferência de Bolsonaro na Polícia Federal, Mello havia enviado para a PGR pedidos de partidos políticos para que o celular do presidente fosse apreendido.

Veja o documento:

Manifestação da PGR by Metropoles on Scribd

Em comunicado enviado na noite desta quarta-feira (24/06) ao Supremo, Aras informou que vai analisar a carta de Heleno e que, se forem identificados elementos robustos, poderá pedir providências à Corte, como a abertura de um inquérito.

“Foi instaurada notícia de fato no âmbito da Procuradoria-Geral da República para averiguação preliminar dos fatos relatados. Caso surjam indícios mais robustos de possível prática de ilícitos pelo representado, será requerida a instauração de inquérito criminal no STF, para adoção das medidas cabíveis”, escreveu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?