metropoles.com

“Consenso alcançado”, diz Pacheco após Lula sancionar desoneração

Presidente Lula sancionou com vetos projeto que estende desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e municípios

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
presidente Lula e rodrigo pacheco durante o ato em alusão ao marco de um ano após os ataques golpistas bolsoanristas de 8 de janeiro de 2023
1 de 1 presidente Lula e rodrigo pacheco durante o ato em alusão ao marco de um ano após os ataques golpistas bolsoanristas de 8 de janeiro de 2023 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), comemorou a sanção do chefe do Executivo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta segunda-feira (16/9) ao projeto que mantém a desoneração da folha de pagamento em 2024 e prevê uma reoneração gradual a partir de 2025.

“A sanção do presidente Lula ao projeto de lei da desoneração da folha de pagamento encerra um longo caminho de amadurecimento das discussões entre o governo e o Congresso Nacional sobre o tema. O consenso alcançado representa uma solução muito favorável para os setores da economia e, principalmente, para os municípios brasileiros, que passam a contar com uma medida muito relevante ao equilíbrio das contas públicas”, disse Pacheco.

Encerra nesta segunda o prazo estendido pelo ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), para conclusão do acordo entre Executivo e Legislativo a respeito da desoneração da folha.

O texto-base do projeto foi aprovado na noite de quarta-feira (11/9), último dia para o Executivo e Legislativo entrarem em um acordo a respeito do tema. No entanto, a votação da redação só encerrou na quinta (12/9).

Dessa forma, a Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou um pedido para estender o prazo de suspensão. Anteriormente, a própria AGU pediu a suspensão, por 60 dias, do processo que trata da desoneração da folha.

O texto prevê um regime de transição para o fim da desoneração para 17 setores da economia e municípios com até 156 mil habitantes. Desde 2023 o presidente do Senado defendia o benefício, como uma forma de “manutenção de empregos e sobrevivência de pequenos e médios municípios”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?