metropoles.com

Conselho reduz teto de juros do consignado para beneficiários do INSS

Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) definiu, nesta quinta-feira (11/1), os novos limites para empréstimos consignados e cartões

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
prédio da previdência social INSS
1 de 1 prédio da previdência social INSS - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou, nesta quinta-feira (11/1), nova redução no teto de juros dos consignados para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O limite para o empréstimo com desconto na folha caiu de 1,80% para 1,76% ao mês.

A decisão também altera a taxa máxima de juros para operações na modalidade de cartão de crédito e cartão consignado do benefício. O percentual mensal caiu de 2,67% para 2,61%.

Os novos valores passam a valer após oito dias úteis da publicação da resolução no Diário Oficial da União (DOU). Após esse período, bancos e instituições financeiras não podem ofertar empréstimos e cartões consignados com taxas superiores às definidas nas regras.

A redução segue a queda na taxa básica de juros, a Selic. O Ministério da Previdência Social tem usado o índice como referência para estabelecer mudanças no consignado. No ano passado, foram três reduções nas taxas de juros.

Reajuste na aposentadoria

A partir de 1º de fevereiro de 2024, aposentados e pensionistas do INSS que recebem acima do salário mínimo terão o benefício reajustado em 3,71%. O teto subirá dos atuais R$ 7.507,49 para R$ 7.786,01.

Esse valor também passa a ser referência para calcular o desconto da contribuição previdenciária nos salários dos trabalhadores com carteira assinada.

A correção de 3,71% equivale ao resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2023, divulgado nesta quinta-feira (11/1) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice mede o aumento do custo de vida para as famílias com renda de até cinco salários mínimos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?