Conselho pede a abertura de processo de cassação de Jairinho na Câmara
Por unanimidade, os sete membros do Conselho de Ética do parlamento pediram para que seja iniciado o processo de cassação contra o vereador
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – Os sete membros do Conselho de Ética da Câmara dos Vereadores decidiram por unanimidade representar pela abertura do processo de cassação na Casa do médico e vereador Jairo Souza Santos Junior, o Dr. Jairinho (sem partido). Em entrevista ao Metrópoles na sexta-feira (23/4), o presidente Alexandre Isquierdo (DEM) antecipou o placar da votação.
É a primeira vez na história do parlamento carioca que o procedimento é instaurado. Padrasto de Henry Borel, de 4 anos, Jairinho e a mãe Monique Medeiros estão presos sob suspeita de envolvimento na morte do menino, no dia 8 de março.
A reunião começou às 15h15, desta segunda-feira (26/4). O Conselho é formado pelos vereadores Alexandre Isquierdo (presidente), Rosa Fernandes, vice-presidente, (PSC), Dr. Rogério Amorim (PSL), Chico Alencar (Psol), Zico Papera (Republicanos), Teresa Bergher (Cidadania) e Luiz Ramos Filho (PMN). Completam o grupo, como suplentes, Vitor Hugo (MDB) e Wellington Dias (PDT).
Os vereadores receberam a cópia completa do inquérito com 500 páginas que investiga o caso da 16ª DP (Barra da Tijuca), com laudos e depoimentos. “Estamos nos baseando na perícia, nas testemunhas, na própria atitude do vereador em tentar burlar algumas testemunhas, tudo isso baseado nos autos. Isso já é suficiente para iniciarmos o processo de cassação”, afirmou Alexandre Isquierdo. Ele estima em cerca de 70 dias o prazo para que ocorra a votação sobre a cassação de Jairinho em plenário.
Tramitação
Para instaurar o processo, o Conselho enviou a representação à Mesa Diretora. Em até três dias, tem que ser encaminhado à Comissão de Justiça e Redação para avaliação jurídica. De volta ao Conselho, é escolhido um relator, Jairinho é comunicado para se defender e são ouvidas testemunhas. Para o vereador ser cassado, são necessários 34 votos dos 51 parlamentares. A votação deve ser aberta.
Leia a íntegra da representação:
Representação – Conselho de Ética – Dr. Jairinho – 26-04 – FINAL PDF by Lourenço Flores on Scribd
Henry morreu no dia 8 de março. Monique e Jairinho alegaram acidente doméstico, mas laudos comprovaram morte violenta.