Conselho de Química ensina como se proteger de pomadas que causam cegueira
Anvisa suspendeu, neste sábado (7/1), venda de pomadas de cabelo em função de perda de visão temporária. Veja cuidados
atualizado
Compartilhar notícia
O Conselho Regional de Química do Rio de Janeiro divulgou orientações sobre pomadas para cabelo que têm causado cegueira temporária. Apenas na capital fluminense, mais de 200 casos de perda de visão e queimadura nos olhos foram notificados após o uso de produtos capilares.
Neste sábado (7/1), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou resolução que determina a retirada de circulação da pomada modeladora de cabelo Cassu Braids e de outros produtos fabricados pela Microfarma Indústria e Comércio Ltda.
Médicos e autoridades de saúde também alertaram sobre cosméticos das marcas ÔmegaFix e Studio Hair.
Durante a semana, o Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária (Ivisa-Rio) suspendeu a venda e o uso do produto e outros produtos fabricados pela Microfarma Indústria e Comércio Ltda.
Atenção ao rótulo
Segundo o órgão, o primeiro passo para se proteger contra efeitos adversos em um produto de beleza é ler com atenção o rótulo. Nele estão disponíveis informações como o certificado de regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o responsável técnico, e as especificações de segurança para uso.
Lembre-se de verificar a composição do produto e confirmar se ele contém algum componente alergênico ao seu organismo.
Cuidado ao manipular cosméticos
- Antes de comprar, verifique se o produto é regularizado pela Anvisa;
- Respeite as instruções do fabricante quanto às condições de uso dos produtos, especialmente as advertências de uso contidas na embalagem e/ou no rótulo;
- Consulte com o vendedor, distribuidor, fabricante ou importador informações sobre medidas preventivas recomendadas para o uso dos produtos, especialmente se as embalagens não contarem com instruções de uso ou se fornecerem pouca informação;
- Lave as mãos sempre que usar o produto. Este cuidado reduz o risco de aplicar o produto involuntariamente a outras partes do corpo e provocar outros danos;
- Em caso de contato do produto com os olhos, lave imediatamente com água em abundância;
- Use o produto somente durante a data de validade indicada na embalagem pelo fabricante;
- Não use um produto que apresentar mudanças na sua coloração, odor e consistência ou textura.
Alertas pós-uso
- Após usar produtos para trançar ou modelar os cabelos, evite tomar banhos de piscina e mar. Ao lavar os cabelos, tente sempre proteger a região dos olhos, e evite o contato do produto com a região do corpo.
- Caso o consumidor apresente problemas oculares, como conjuntivite, é preferível evitar o uso de produtos para trançar ou modelar os cabelos, entre outros cosméticos. Esta ação pode evitar que o problema nos olhos possa ser agravado.