Conselho de Ética instaura processos de Silveira e Flordelis nesta 3ª
Reunião está marcada para começar às 14h30. Conselho poderá levar à cassação do mandato parlamentar
atualizado
Compartilhar notícia
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados se reúne na tarde desta terça-feira (23/2) para a instauração de processos contra os deputados federais Daniel Silveira (PSL-RJ) e Flordelis dos Santos de Souza (PSD-RJ).
O Conselho de Ética estava parado desde o ano passado, em razão da pandemia do novo coronavírus. No entanto, a estrutura foi reativada após a polêmica prisão de Silveira, por ameaças a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Por 364 votos a favor, 130 contrários e três abstenções, o plenário da Câmara dos Deputados decidiu, na última sexta-feira (19/2), manter a decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes, que determinou a prisão de Silveira.
Agora, o Conselho de Ética vai analisar a conduta do deputado bolsonarista, que poderá ter o mandato parlamentar cassado. Na representação, a Mesa Diretora da Casa considera que Silveira extrapolou limites da prerrogativa como deputado para dar opiniões.
A mesma punição poderá ser dada à deputada federal Flordelis, que foi denunciada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) como mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019. Ela nega e diz ser vítima de uma armação.
Na pauta desta terça, há também representações feitas contra os deputados Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), Carla Zambelli (PSL-SP), Coronel Tadeu (PSL-SP), Carlos Jordy (PSL-RJ), Alê Silva (PSL-MG), Filipe Barros (PSL-PR) e Bibo Nunes (PSL-RS).
Leia aqui as íntegras das representações.