metropoles.com

Conselho de Ética inicia processo contra Da Cunha e mais 3 deputados

Deputado Delegado da Cunha (PP-SP) é acusado de agredir e ameaçar a ex-namorada. Conselho de Ética analisará pode pedir cassação de mandato

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
O deputado Delegado Da Cunha, do PP de São Paulo Conselho de ética - Metrópoles
1 de 1 O deputado Delegado Da Cunha, do PP de São Paulo Conselho de ética - Metrópoles - Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados instaurou, nesta quarta-feira (10/4), um processo contra o deputado Delegado da Cunha (PP-SP), acusado de agredir a ex-namorada Betina Grusiecki.

O caso ganhou repercussão no fim de março, após a TV Globo divulgar imagens em que o parlamentar aparece ameaçando a mulher.

Nos vídeos, é possível ouvir o congressista insultando a então companheira e dizendo que iria matá-la. “[…] Sua vaca, vou encher sua cara de tiro”, diz o político. Betina grita: “Me solta. Chama a polícia. Chama a polícia! Sai”.

A instauração do processo no Conselho de Ética foi oficializada com o sorteio da lista tríplice de possíveis relatores para o caso. Os deputados sorteados foram: Albuquerque (Republicanos-RR), Ricardo Maia (MDB-BA) e Rosângela Reis (PL-MG).

O regimento interno da Câmara prevê que o relator não pode ser do mesmo partido, estado ou bloco parlamentar do alvo da representação. Agora, caberá ao presidente do órgão, Leur Lomanto (União-BA), escolher um dos três nomes para relatar o processo.

Após a decisão, o relator escolhido deverá apresentar, em 10 dias úteis, um parecer para recomendar o arquivamento ou a continuidade das investigações. Se o parecer pela continuidade for aprovado, o grupo decidirá se cassa ou não o mandato de parlamentar.

Além da cassação, outras medidas podem ser tomadas, como censura verbal ou escrita e suspensão de exercício por até seis meses. Todas as decisões tomadas pelo conselho devem ser referendadas pelo plenário da Câmara.

A representação contra Da Cunha foi apresentada ao Conselho de Ética da Câmara pelo PSol. No documento, o partido alega que “o deputado cometeu uma violência de gênero gravíssima, violências domésticas, agredindo fisicamente a sua própria companheira, e por isso, deve perder o seu mandato”, argumenta a representação.

Outras representações no Conselho de Ética

Além da instauração do processo contra Da Cunha, foram oficializados processos contra os seguintes parlamentares:

  • Glauber Braga (PSol-RJ)

Representação protocalada pelo PL alega quebra de decoro parlamentar por parte de Braga. A legenda acusa o deputado de agredir Abílio Brunini (PL-MT) durante audiência na Comissão de Legislação Participativa sobre a guerra entre Israel e Palestina.

Os deputados sorteados na lista tríplice foram: Rodrigo Gambale (Podemos-SP), Ricardo Ayres (Republicanos-TO) e Júlio Arcoverde (PP-PI).

  • Fernanda Melchionna (PSol-RS)

Representação protocolada pelo PL alega quebra de decoro parlamentar por parte de Melchionna. A sigla acusa a parlamentar de ter ofendido a família do ex-presidente Jair Bolsonaro durante reunião da Comissão de Segurança Pública.

Os deputados sorteados na lista tríplice foram: Júlio Arcoverde, Rafael Simões (União-MG) e Ana Paula Lima (PT-SC).

  • Chiquinho Brazão (sem partido – União)

Representação protocolada pelo PSol alega quebra de decoro parlamentar por parte de Brazão. A sigla alega que o deputado “desenrou o cargo para o qual foi eleito”. Ele é acusado de mandar matar a vereadora Marielle Franco.

Os deputados sorteados na lista tríplice foram: Bruno Ganem (Podemos-SP), Ricardo Ayres  e Gabriel Mota. (Republicanos-RR).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?