metropoles.com

Conselho de Ética do Senado volta a funcionar e aceita 5 denúncias

Conselho de Ética do Senado aceitou denúncias contra Jorge Kajuru, Styvenson Valentim, Randolfe Rodrigue, Marcos do Val e Flávio Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Geraldo Magela/Agência Senado
imagem colorida mostra senador Jayme Campos (União-MT) - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra senador Jayme Campos (União-MT) - Metrópoles - Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado Federal se reuniu na manhã desta terça-feira (9/7). Esta foi o primeiro encontro do colegiado em mais de um ano, visto que a reunião anterior foi feita em 14 de junho de 2023.

O grupo aceitou abrir denúncias contra os senadores Jorge Kajuru (PSB-GO), Styvenson Valentim (Podemos-RN), Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), Marcos do Val (Podemos-ES) e Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Os processos foram admitidos, transformados em denúncias e os relatores foram escolhidos.

O senador Davi Alcolumbre (União-AP) foi escolhido como novo relator da representação contra Chico Rodrigues (PSB-RR).

O conselho também arquivou quatro denúncias, contra os senadores Styvenson Valentim (Podemos-RN), Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) e duas contra Jorge Kajuru (PSB-GO).

Denúncias abertas

A denúncia contra Jorge Kajuru será relatada pelo senador Weverton (PDT-MA) e foi apresentada pelo ex-senador Luiz do Carmo (GO). O texto fala sobre publicações de Kajuru que insinuavam uso indevido de emendas parlamentares.

A deputada Natália Bonavides (PT-RN) representou contra Styvenson Valentim por publicações sobre um caso de violência contra a mulher. De acordo com a parlamentar, o senador teria “sugerido que uma mulher merece ser agredida”. O relator será Jorge Seif (PL-SC).

Duas denúncias foram aceitas contra o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues. Uma diz respeito a supostos ataques ao então presidente da República Jair Bolsonaro (PL), em 2022. Outra é sobre o embate do senador com o youtuber Wilker Leão, em 2023, no Senado.

As duas denúncias contra Marcos do Val estão relacionadas a depoimentos contraditórios sobre os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

Já a representação contra Flávio Bolsonaro acusa o senador da prática de contratação de funcionários fantasmas, a “rachadinha”, e de suposta ligação com a milícia no Rio de Janeiro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?