metropoles.com

Conselho de Ética abre processo contra Salles, Sâmia Bomfim e mais 5

Deputado José Medeiros (PL-MT) teve pedido de processo arquivado pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gilmar Félix/Câmara dos Deputados
imagem colorida mostra deputados na comissão de ética da câmara dos deputados - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra deputados na comissão de ética da câmara dos deputados - Metrópoles - Foto: Gilmar Félix/Câmara dos Deputados

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados instaurou, nesta quarta-feira (30/8), processos disciplinares contra sete parlamentares da casa.

São eles: Abilio Brunini (PL-MT), André Fernandes (PL-CE), Dionilso Marcon (PT-RS), Glauber Braga (PSol-RJ), Luciano Zucco (Republicanos-RS), Ricardo Salles (PL-SP) e Sâmia Bomfim (PSol-SP).

O Conselho também arquivou a representação do Partido dos Trabalhadores (PT) contra o deputado federal José Medeiros (PL-MT). O partido alegou que a presidente da sigla, Gleisi Hoffmann (PT-PR), teria sofrido tentativa de intimidação por parte do parlamentar durante sessão no plenário da Casa.

Três representações foram apresentadas pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSol) contra os deputados Abilio Brunini, Ricardo Salles e Luciano Zucco. Já o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), interpôs três representações: contra Dionilso Marcon, Glauber Braga e Sâmia Bomfim.

A partir da abertura dos processos, o presidente do Conselho, deputado Leur Lomanto Júnior (União Brasil-BA), realiza um sorteio para selecionar a lista tríplice de possíveis relatores. Quando o relator é escolhido, ele tem 10 dias úteis para elaborar o parecer preliminar.

O documento recomenda o arquivamento ou prosseguimento da apuração. Nos casos em que a investigação continua, o parlamentar investigado apresenta a defesa e a comissão realiza a coleta de provas. O relator, então, emite um novo parecer, que é votado pelo grupo. As punições aplicadas pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados vão desde censura até a perda do mandato parlamentar.

Entenda os casos

Abilio Brunini foi denunciado por suposta fala transfóbica contra a também deputada Erika Hilton (PSol-SP), durante sessão da CPMI do 8 de Janeiro. Ele é acusado de ter afirmado que a parlamentar estaria “oferecendo serviços”.

Já a representação do PT contra o bolsonarista André Fernandes argumenta que o parlamentar teve “postura racista e discriminatória, pela ridicularização da questão racial e de identidade de gênero, ao falar em tom jocoso que a raça devia ser ‘de boi'” durante debate sobre a reforma tributária.

Dionilso Marcon se desentendeu com o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) em reunião da Comissão de Trabalho, questionando a facada recebida pelo pai do parlamentar, ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Eduardo Bolsonaro também está envolvido na representação de seu partido contra Glauber Braga (PSol-RJ). A sigla acusa Braga de quebra de decoro, por ter afirmado, durante reunião da Comissão de Relações Exteriores, que a extrema direita iria adorar “se Maduro tivesse chegado no aeroporto com um carregamento de joias”.

O deputado Zucco, do Republicanos, é acusado de misoginia pelo PSol contra a deputada Sâmia Bonfim durante reunião da CPI do MST. O ex-ministro do Meio Ambiente, deputado Ricardo Salles, também foi representado por violência de gênero contra Sâmia na mesma comissão.

A deputada do PSol por São Paulo, por sua vez, é acusada pelo PL de quebra de decoro na mesma reunião da CPI do MST, tendo “iniciado ataques gratuitamente”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?