Conselho da Amazônia vai combater avanço do coronavírus na região
Vice-presidente, Hamilton Mourão, coordenou primeira reunião do colegiado. Conselho deve instalar postos avançados de saúde nas fronteiras
atualizado
Compartilhar notícia
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, anunciou nesta quarta-feira (25/03) que o Conselho Nacional da Amazônia Legal terá como uma de suas prioridades combater o avanço da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, na região amazônica.
Mais cedo, foi realizada a primeira reunião do grupo, no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). No encontro, foi apresentado aos ministérios integrantes do conselho o planejamento estratégico do colegiado (veja a composição do conselho mais abaixo).
Segundo Mourão, o conselho terá como prioridade combater o desmatamento e as queimadas na região amazônica. Além disso, também atuará no enfrentamento ao avanço do coronavírus.
O vice-presidente informou que o conselho vai instalar postos avançados de saúde nas cidades que fazem fronteira com o Brasil para impedir que a doença ingresse pela região norte do país.
Ainda de acordo com Mourão, também será feito o controle de embarcações que navegam na região ribeirinha da Amazônia Legal.
Sobre o Conselho da Amazônia
A recriação do Conselho da Amazônia e da Força Nacional Ambiental foi feita em fevereiro deste ano. A medida foi adotada após o governo brasileiro, e o próprio presidente Jair Bolsonaro, terem sido alvo de críticas pela atuação no que diz respeito ao meio ambiente.
A composição anterior do conselho, estipulada em um decreto de 1995, incluía os governadores da Amazônia Legal. Na recriação, os líderes regionais foram excluídos.
Integram a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão.
O Conselho da Amazônia é chefiado por Mourão e constituído pelos seguintes ministérios:
– Casa Civil;
– Justiça;
– Defesa;
– Relações Exteriores;
– Economia;
– Infraestrutura;
– Agricultura;
– Minas e Energia;
– Ciência, Tecnologia e Comunicações;
– Meio Ambiente;
– Desenvolvimento Regional;
– Secretaria-Geral da Presidência;
– Secretaria de Governo da Presidência; e
– Gabinete de Segurança Institucional.