Conjunto de fósseis de mais de 110 milhões de anos é encontrado no Ceará
Será feita a descrição de todos os exemplares e depois a publicação do artigo em uma revista científica
atualizado
Compartilhar notícia
Especialistas encontraram um conjunto de fósseis no município de Salitre, na região do Cariri cearense. A pesquisadora e professora da Universidade Regional do Cariri (Urca), Maria Edenilce Peixoto Batista, afirmou que são exemplares de “camarões, peixes, conchas e um invertebrado que não conseguimos ainda identificar.”
Os fósseis são datados de 11o milhões de anos. De acordo com a pesquisadora, já se sabe que a região era completamente diferente do que se encontra hoje. “Podemos afirmar, diante dos fósseis encontrados ao longo dos últimos tempos, que o ambiente era aquático”, destaca em anúncio feito na noite de terça-feira (29/12).
A descoberta ocorreu entre o Sítio Boa Sorte e Baixio do Mocó. Maria Edelnice contou que as peças ficarão no Museu de Geodiversidade de Salitre, principal responsável pelos estudos paleontológicos no local. As informações são do G1.
“Há uma lei municipal em Salitre que garante que todo e qualquer fóssil encontrado na região, deve ficar guardado no Museu da cidade. Então, vamos fazer cumprir essa normativa”, explicou.
O trabalho de identificação das peças já começou. “É algo detalhado, muito minucioso e leva um tempo para ser concluído”, contou a cientista.
Ela explicou que a pandemia deve atrasar um pouco esse processo, uma vez que universitários que atuam de maneira presencial estão com as atividades suspensas.
Assim que todos os exemplares forem descritos, a equipe de pesquisadores vai elaborar um artigo para ser publicado em uma revista científica.