metropoles.com

Conitec aprova relatório que rejeita uso do kit Covid

Relatório segue, agora, para avaliação do secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos da Saúde, Hélio Angotti

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
hidroxicloroquina
1 de 1 hidroxicloroquina - Foto: Getty Images

O plenário da Comissão de Incorporação de Tecnologias ao Sistema Único de Saúde (Conitec), ligada ao Ministério da Saúde, aprovou nesta terça-feira (7/12) o protocolo ambulatorial que indica, entre outros, a ineficiência do chamado kit Covid. O documento foi elaborado a partir de estudo encomendado pela Saúde, que não recomenda o uso de remédios como ivermectina, azitromicina e hidroxicloroquina para tratamento da Covid-19.

Intitulado de Diretrizes Brasileiras para Tratamento Medicamentoso Ambulatorial do Paciente com Covid-19, o estudo foi coordenado pela equipe do médico Carlos Carvalho, a pedido do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

A votação foi acirrada: 7×6. Todo o processo de tramitação do protocolo tem sido polêmico e fonte de muitas divergências. A consulta pública, apresentada nesta terça (7/12) foi marcada por manifestações políticas de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.

A reunião contou com participação dos membros do plenário da Conitec, composto por secretários do Ministério da Saúde e representantes de instituições como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e outras entidades médicas.

Foram apresentadas as contribuições da consulta pública aberta pela Conitec para colher a opinião da sociedade sobre o relatório. O processo foi aberto no dia 12 de novembro e ficou vigente por 10 dias.

Agora, o relatório produzido é enviado ao secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto. Cabe a ele a decisão de seguir ou não a recomendação, e incorporá-la ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Polêmicas

A votação sobre o documento causou polêmicas nas últimas reuniões da comissão. Em vídeo publicado na página da Conitec, é possível ver que a deliberação terminou empatada, após uma série de divergências.

Cinco dos sete secretários do Ministério da Saúde votaram contra o documento que condena o uso do chamado kit Covid. Além disso, um representante do Conselho Federal de Medicina (CFM) também foi contrário ao protocolo.

Antes da votação, a Conitec chegou a ficar sob a mira da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, no Senado Federal, após suspeitas de interferência do Palácio do Planalto na votação do relatório.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?