Conitec aprova inclusão de primeiro medicamento anti-Covid ao SUS
Decisão ainda precisa ser chancelada pela secretária de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos
atualizado
Compartilhar notícia
A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) aprovou, nesta quarta-feira (30/3), a incorporação do baricitinibe para tratamento da Covid-19 no SUS. Agora, a decisão precisa ser confirmada por Sandra Barros, secretária de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos (SCTIE).
O fármaco foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em setembro do ano passado. É sugerido para pacientes adultos, hospitalizados e que necessitam de oxigênio por máscara ou cateter nasal, de alto fluxo de oxigênio ou ventilação não invasiva.
É a primeira vez que a comissão dá sinal positivo para um remédio contra a doença. No Brasil, o medicamento é vendido pela farmacêutica Eli Lilly com o nome Olumiant.
A reunião extraordinária, feita nesta quarta, aprovou a incorporação depois de consulta pública que ouviu a população sobre o tema. A Conitec já havia produzido parecer favorável, que se transformou em relatório final pela inclusão no sistema público de saúde.
Desde 2018, o fármaco tem autorização para ser utilizado no tratamento da artrite reumatoide.