metropoles.com

Conheça Tião Bocalom, prefeito reeleito em Rio Branco (AC)

O novo prefeito de Rio Branco dividirá, pelos próximos quatro anos, o comando da prefeitura com Alysson Bestene (PP-AC), que é seu vice

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Tião-Bocalom
1 de 1 Tião-Bocalom - Foto: Reprodução/Instagram

O candidato Tião Bocalom (PL-AC) garantiu a maioria dos votos válidos e foi reeleito prefeito de Rio Branco (AC). O resultado foi divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) neste domingo (6/10), após apuração dos resultados.

Bocalom dividirá, pelos próximos quatro anos, o comando da prefeitura com Alysson Bestene (PP-AC), que é vice. A atual vice-prefeita, Marfisa Galvão, rompeu com Bocalom e foi companheira de chapa de Marcus Alexandre (MDB), principal adversário do candidato do PL, nas eleições deste ano.

A cidade de Rio Branco tem 364 mil habitantes, conforme informações do Censo 2022, divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Tião Bocalom, de 71 anos, é natural de Bela Vista do Paraíso (PR). Ele é filiado ao Partido Liberal e concorreu nas eleições deste ano pela coligação Produzir Para Empregar, que une os partidos PP, PL, União, Podemos, Federação PSDB/ e Solidariedade.

Ele também foi o primeiro prefeito do município de Acrelândia (AC), entre os anos de 1993 a 1996. Elegeu-se novamente a prefeito da cidade em 2000 e reeleito em 2004, exercendo o mandato até abril de 2006. Após ter renunciado ao cargo de prefeito de Acrelândia em 2006, Bocalom disputou as eleições para se tornar governador do Acre pelo Partido Social Democracia Brasileiro (PSDB), mas não teve votos suficientes.

Depois de não conseguir ser eleito em 2012 e 2014 para prefeito de Rio Branco, o atual prefeito teria se filiado ao Partido Social Liberal (PSL) para apoiar a candidatura do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro. Ele tentou a candidatura para deputado federal, mas também não foi eleito.

Nas eleições de 2020, Bocalom disputou o cargo de prefeito do Rio Branco, desta vez, filiado ao Partido Progressista (PP). No segundo turno, foi eleito prefeito com mais de 62% dos votos.

Eleição 2024

O primeiro turno das eleições ocorreu neste domingo em 5.569 municípios brasileiros. Nos casos em que for necessário, o segundo turno ocorrerá no dia 27 de outubro.

Dados do TSE mostram que as eleições deste ano contaram com mais de 456 mil candidaturas registradas, sendo 155 mil mulheres e 301 mil homens.

Confira a página especial sobre as Eleições de 2024.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?