Conheça os 20 cursos técnicos da área industrial mais procurados
Durante a pandemia, profissionais desse nicho tiveram ainda mais destaque com a produção e o reparo de equipamentos, aponta CNI
atualizado
Compartilhar notícia
Em 2020, a área da indústria teve destaque nas buscas por atividades educacionais. É o que aponta um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com a entidade, no ano passado, 166.786 mil pessoas se matricularam em cursos técnicos no Serviço de Aprendizagem Industrial (Senai).
Segundo a pesquisa, o curso que teve a maior procura foi o de técnico em eletrotécnica, com 25.309 matrículas. No programa, o aluno aprende a projetar, instalar e realizar a manutenção de redes e equipamentos dos sistemas elétricos industriais e de infraestrutura. A profissão tem salário médio de R$ 4,9 mil.
Conheça os 20 cursos mais procurados em 2020:
Para a CNI, os dados apontam a importância do investimento dos jovens na área industrial. Segundo a entidade a indústria representa 21,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, e responde por 69,2% das exportações do país. Durante a pandemia de Covid-19, profissionais desse nicho tiveram ainda mais destaque.
“Para se ter uma ideia, com a pandemia e a escassez de ventiladores pulmonares nas redes de saúde públicas e privadas, o Senai e grandes indústrias direcionaram profissionais das áreas de eletrotécnica, eletrônica, elétrica, mecânica, biomédica e segurança do trabalho para o reparo dos equipamentos”, afirmou a instituição.
Além do curso de eletrotécnica, outras áreas também foram destaque em matrículas em 2020. É o caso dos cursos de eletromecânica (20,644 inscrições), mecânica (18,790 inscrições), automação industrial (11,939 inscrições) e mecatrônica (9,503 inscrições).
“Apesar de ter sido um ano atípico, a procura pela formação técnica e por esses cursos mostra que o brasileiro, e o jovem especialmente, sabe que tem um leque maior de atuação ao escolher ocupações consideradas essenciais, ou transversais como chamamos. Mas também temos aqueles que buscam especializar-se e estão de olho nas tendências”, pontua o diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi.
Os cursos técnicos do Senai têm duração de 1 a 3 anos, e podem ser cursados por estudantes do ensino médio ou por pessoas que já concluíram a educação básica. Segundo a organização, a maior parte dos estudantes são jovens de 16 a 23. São 71 áreas diferentes disponíveis para matrículas.