metropoles.com

Conheça o signo dos ministros e o que isso diz sobre o trabalho deles

Descubra o que os astros reservaram para o Brasil e para os integrantes do primeiro escalão do governo federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte/Metrópoles
zodiaco-abre
1 de 1 zodiaco-abre - Foto: Arte/Metrópoles

Para os que acreditam, a data e o horário de nascimento de uma pessoa têm influência sobre sua vida e escolhas pessoais. O signo pode revelar características íntimas de um indivíduo e, até certo ponto, premeditar suas ações e reações ao longo da vida. Com o objetivo de entender se as constelações do zodíaco têm impactado as decisões dos integrantes do primeiro escalão do governo Bolsonaro – e, até, os rumos do Brasil –, o Metrópoles preparou um balanço do mapa solar dos ministros de Estado. 

Mas, primeiro, é preciso entender o que isso significa. De acordo com a astróloga Virgínia Gaia, apesar de o mapa astral exigir toda a complexidade de análise das 12 casas do zodíaco, apenas com o estudo do sol é possível entender características natas de cada signo. “Sobre os estereótipos, nós estamos falando sobre o sol de cada um. O sol define a nossa essência, o nosso ego, nossa consciência e a nossa personalidade”, explicou.

Contudo, há outros “detalhes” que influenciam no jeito de ser e nas reações de uma pessoa. Nascido em 21 de março, o presidente Jair Bolsonaro (PSL), por exemplo, tem o sol no signo de Áries. Já o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB), de 15 de agosto, é de Leão. Ambos são signos ligados ao elemento fogo, tendo em comum características como liderança, sinceridade, espontaneidade, dinamismo, extroversão, autoconfiança e vitalidade, entre outras. Os demais elementos são terra, água e ar.

A posição de outros planetas na hora do nascimento da pessoa, por sua vez, define o signo ascendente, que é a forma como nos apresentados em sociedade. “A essência é um ponto importante do mapa natal. Porém, o ascendente vai falar sobre a maneira que a gente se apresenta, interage”, detalhou Virgínia Gaia. 

Já as reações, explica a astróloga, estão relacionadas à posição da lua no momento no qual a pessoa veio ao mundo. Como exemplo, ela cita o virginiano ministro da Economia, Paulo Guedes: “A lua fala da nossa resposta imediata. Quando Guedes é pressionado, ele não sabe ser muito virginiano. Ele deve ter a lua em algum signo que vai falar de uma resposta automática e explosiva [como Áries, por exemplo]”.

De volta à essência, Virgínia Gaia analisou, a pedido do Metrópoles, o signo solar de cada ministro do governo Bolsonaro e o que os astros têm reservado para o país. Confira o resultado: 

6 imagens
1 de 6

2 de 6

3 de 6

4 de 6

5 de 6

6 de 6

 

Touro
Firme, estável e responsável, um bom taurinho vive para o trabalho e para a família. De tal forma, é o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo (15 de maio de 1967), que se mostrou fiel ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) e não perde a oportunidade de falar de sua família em meio a discursos oficiais.

No comando da pasta que apresenta o Brasil ao mundo, Araújo demostra ter as características dos nativos de Touro: pessoas que gostam de ir à luta e enfrentar desafios. Porém, taurinos não apreciam mudanças e precisam de estabilidade para se sentirem confortáveis. Por isso, o chanceler brasileiro deve ser bem diplomático em suas ações para evitar fortes conflitos com outros países. Um sol em Touro não aguentaria uma guerra.

Gêmeos
É considerado um dos signos mais inteligentes e instáveis do zodíaco. O governo Bolsonaro conta com nada menos do que quatro ministros com o sol nessa constelação. São os chefes das pastas de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas Gomes (19 de junho de 1975); da Secretaria de Governo, o general Carlos Alberto dos Santos Cruz (1 de junho de 1952); do Meio Ambiente, Ricardo Salles (8 de junho de 1975); e o secretário-geral da Presidência, general Floriano Peixoto (22 de maio de 1954).

Uma das principais características dos geminianos é sua facilidade em se comunicar e expressar suas ideias e opiniões de forma clara e coerente. Coincidência ou não, os dois ministros-secretários (Geral e de Governo) têm o sol neste signo. Pessoas de Gêmeos também são conhecidas por conseguirem fazer diferentes coisas ao mesmo tempo e não se limitar a um único assunto: perfil mais do que necessário nas secretarias Geral e de Governo, que precisam estar por dentro de tudo o que acontece na Presidência e nos ministérios.

Desapegados, geminianos gostam do que é novo e não se apegam à rotina. Fazer um mesmo caminho diversas vezes na semana pode ser um tédio para quem tem o sol nesse signo. Sendo assim, a pasta da Infraestrutura tem a oportunidade de utilizar toda a criatividade e a espontaneidade de um chefe geminiano para começar novas obras e projetos, como modernidade e agilidade que tais ações exigem. Estabilidade pode ser um pesadelo a qualquer nativo de Gêmeos. Talvez por isso, Tarcísio de Freitas Gomes tenha se interessado por assumir a Infraestrutura federal.

Assim como Gomes, Ricardo Salles também deve aproveitar a criatividade e a vontade de mudança de seu signo para inovar em projetos do meio ambiente. Para a astróloga Virgínia Gaia, uma coisa é certa: ao final da atual gestão, o Brasil provavelmente passará por mudanças nas áreas chefiadas por geminianos, que também contam com facilidade para elaborar raciocínios complexos – característica que, somada à vontade de mudança, pode ser usada em benefício do país.

Câncer
Emoção, compaixão e amorosidade. Essas são as palavras que definem um canceriano. No mapa astral ministerial, os chefes das pastas do Desenvolvimento, Gustavo Canuto (4 de julho de 1978); da Agricultura, Tereza Cristina (6 de julho de 1954); e do Banco Central, Roberto Campos Neto (28 de junho de 1969), são regidos por este signo ligado ao elemento água.

Cancerianos são cuidadosos e protetores com os que estão em sua volta. Nativos desse signo não tomam decisões – ao menos conscientemente – em prejuízo dos outros. Se tiver um sol forte, a ministra Tereza Cristina, por exemplo, deverá se desdobrar sobre a melhor forma de conduzir a Agricultura equilibrando interesses de segmentos tão diversos como indígenas, sem-terras e ruralistas.

Assim como Campos Neto, que deve utilizar seu lado protetor ao pensar de que maneira as alterações nas normas do Banco Central podem afetar a vida dos mais necessitados e, dessa forma, repensá-las. “É interessante que o presidente do Banco Central vai ter uma noção do que é alimentar, no sentido maternal do signo de Câncer”, afirmou a astróloga Virgínia Gaia. Ela adverte, contudo, que, embora carinhosos, os cancerianos também podem ser facilmente explosivos. E considera que o ministro do Desenvolvimento, Gustavo Canuto, deve conduzir sua pasta com o forte apego dos cancerianos pelas tradições.

Leão
Conhecido como o signo dos que “gostam de aparecer”, Leão é a constelação das pessoas com auto-estima elevada, muita confiança e certeza em suas ações. Alguns podem se colocar como centro das atenções e ter como prioridade a própria vida. Os ministros da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro (1 de agosto de 1972), e de Minas e Energia, Bento Costa de Albuquerque (3 de agosto de 1958), são de Leão.

Com personalidade marcante, leoninos não se acomodam por muito tempo em um único ambiente profissional. Deve ser por isso que Moro optou por deixar a magistratura para enfrentar novos desafios como ministro de Estado. Além disso, um leonino gosta de propor novos projetos e mostrar às pessoas que valoriza seu trabalho, como o caso de Albuquerque, que tem elaborado diferentes ações ao lado de Bolsonaro, a fim de “modernizar” o país.

Geralmente, pessoas desse signo têm garra e confiança para enfrentar desavenças. Sendo assim, não é por menos que se tem um leonino no comando da Justiça.

Virgem
Quando se fala no signo de Virgem, se pensa no estereótipo de alguém apaixonado por números, fazendo contas e elaborando tabelas. Reforçando essa imagem, temos um virginiano à frente da Economia: Paulo Guedes (24 de agosto de 1949).

A palavra chave deste signo é segurança. Um bom virginiano tenta não cometer erros (e se cobra muito quando isso ocorre) e tem tudo pré-estabelecido em sua mente. Foi dessa forma que Guedes assumiu a pasta sob seu comando, prometendo, ainda, recuperar a economia brasileira. Para tanto, apresentou dados e planos de longo prazo, que devem ser construídos em etapas.

Mas a atual gestão federal também conta com uma virginiana: a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves (11 de setembro de 1964). Ela tem demonstrado uma outra face do signo, a que não gosta de inovação e que segue à risca uma rotina. Seu plano ideal é desenvolver os projetos da forma como estão, sem modificá-los. Porém, pessoas desse signo são consideradas entre as mais leais e amigáveis do zodíaco. Peça ajuda a um virginiano e verá como ele sabe fazer o bem com prazer e prontidão.

Segundo a astróloga Virgínia Gaia, Virgem tem a característica do “nutrir”, cuidar do próximo de forma maternal. Por isso, a especialista considera que a pasta de Direitos Humanos está bem representada com uma virginiana no comando. Para a astróloga, o lado conservador da ministra de querer deixar tudo “dentro de seu quadrado” faz parte do perfil de seu signo solar.

Libra
Justiceiros e sinceros. Assim são os regidos pelo signo de Libra. Um dos nascidos com o sol em Libra é o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (3 de outubro de 1954). Librianos podem ser um tanto quanto indecisos, mas vivem rodeados por bons amigos, e também são considerados como bons de briga: evitam discussões desnecessários, resolvem conflitos rapidamente, mas não perdem a batalha, se o que está em jogo é defender quem amam.

Esse também é o signo solar do ministro da Educação, Abraham Weintraub (11 outubro de 1972), que deve mostrar as garras para atingir seus objetivos, pois librianos não desistem com facilidade daquilo que almejam.

Escorpião
Determinados, destemidos e diretos são as características principais daqueles que têm o sol em Escorpião. Conhecido como um dos signos mais rígidos e diretos do mapa astral, está representado pelo ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno. Militar, Heleno gosta de obedecer regras e colocar ordem no governo.

Segundo a astróloga Virgínia Gaia, Escorpião é o melhor investigador do zodíaco. “É o melhor signo para se contar um segredo”, disse. Para ela, o senso de observação de Heleno e a profundidade de análise vêm do sol nessa constelação. “O signo de Escorpião sabe lidar com assuntos tabus e manter o controle em momentos de tensão”, afirmou. Ou seja, características ideais ao responsável pela Segurança do presidente e do primeiro escalão da administração federal.

Por serem tão determinados, os escorpianos podem ser confundidos com mesquinhos. A fama de rancoroso e vingativo vem dessa vontade de proteger tudo que é seu. Porém, quando se apaixonam por um projeto, os escorpianos se esforçam ao máximo para que ele dê certo e não abrem mão das suas vontades tão facilmente.

Aquário
No mapa astral da Esplanada, Aquário rege as ideias e ações dos ministros do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio (16 fevereiro de 1974); da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva (4 fevereiro de 1954); e da Cidadania, Osmar Terra (18 fevereiro de 1950).

Ligada ao elemento ar, a constelação de Aquário é tida como lar dos excêntricos: seus nativos não sabem o que é rotina, vivem de acordo com suas próprias regras e pensam “fora da caixinha”. Intelectuais, inteligentes e pensativos, os aquarianos só sabem o que é emoção na hora de fazer o que der na cabeça. Sabe a frase “de médico e louco, todo mundo tem um pouco”? – é típica dos aquarianos, que se acham donos verdade e fazem o que querem, quando bem entendem. 

Geralmente, pessoas desse signo têm facilidade para dizer “não” e são mais ligadas ao presente. A palavra do aquariano seria: inovação. Pode ser o signo ideal para um ministro do Turismo, pois seus nativos gostam de viajar, arriscar-se e conhecer coisas novas. Fale a palavra “viagem” perto de um aquariano e nunca mais terá sossego, brinca Virgínia Gaia.

Aquarianos são conhecidos por serem sociáveis, extrovertidos e muito amigáveis. Grande parte deles se envolve em projetos sociais e ambientais, pois preocupar-se com todos a sua volta é outra característica dos nativos desse signo. Ter, portanto, o aquariano Osmar Terra no Ministério da Cidadania parece um bom sinal dos astros. Aquarianos são consideradas pessoas bondosas justamente por se importarem com os outros tanto quanto consigo mesmas.

Também são protetores, determinados em suas ações e excelentes guerreiros, que não abandonam a batalha, o que pode indicar um acerto o aquariano Fernando Azevedo e Silva estar na Defesa. Saber como fortalecer um país, proteger a sociedade e criar planos para defesa nacional e internacional pode ser um desafio prazeroso a um aquariano nato. Nada melhor do que se sentir no controle, certo, aquarianos?

Peixes
Não é por menos que o astronauta Marcos Pontes, ministro de Ciência e tecnologia (11 de março de 1963), vive no mundo da lua. Piscianos são consideradas pessoas avoadas, sonhadoras, que pensam longe e vivem no futuro. Quem tem o sol nesse signo, de elemento água, é cheio de empatia, amoroso, cuidados e muito sensível. 

Apesar da fama de lunáticos, os piscianos sabem ser determinados em suas escolhas, por estarem sempre pensando no amanhã. Dessa forma, o fato de o chefe da pasta de Ciência e Tecnologia possuir o sol em Peixes faz com que ele seja focado nos avanços, mas sempre considere o social em primeiro lugar. Um bom pisciano não arriscaria questões humanitárias em troca de finanças. Para a astróloga Virgínia Gaia, seguindo seu sol, Marcos Pontes tem a oportunidade de desenvolver o país da forma mais criativa, mas respeitando a vida dos brasileiros e suas necessidades, sendo um perfeito equilíbrio entre a ambição e o essencial.

Sagitário
O signo de Sagitário está representado pelos ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (30 de novembro de 1964), e da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário (24 de novembro de 1975).

Segundo a astróloga, o sagitariano é extremamente ideológico e idealista, e vai defender suas crenças pessoais acima de tudo. Para Virgínia Gaia, a grande divisão do mundo entre ideologias de direita e esquerda, que tem gerado desentendimentos diferentes aqui e em países como Venezuela, França e Alemanha, tem relação com a passagem de Júpiter pela constelação de Sagitário. “A gente está vivendo um momento muito sagitariano. Eles têm a bola da vez no ano”, disse.

Dessa forma, tanto os aquarianos quanto os sagitarianos têm a tecnologia como assunto de interesse. Apesar de serem conhecidos como pessoas expansivas, que gostam de viajar e de expandir, os sagitarianos costumam ser bons acadêmicos e se interessar pela área da pesquisa para conseguir ir atrás de suas hipóteses e desvendar os mistérios do mundo.

Por isso, de acordo com Virgínia Gaia, um ministro da Saúde com sol em Sagitário nos leva à esperança de mais investimentos e avanços na medicina do Brasil. “Mas ele vai ter uma tendência a corroborar com as crenças que estão em sua cabeça”, advertiu.

Capricórnio
Há quem diga que todos os advogados deveriam ser do signo de Capricórnio. Determinados e leais, este signo de terra é conhecido pela sua responsabilidade, persistência e esforço. Com tais características, não é por menos que André Mendonça (27 de dezembro de 1972) saiu da posição de jurista para jogar no time de Bolsonaro como ministro da Advocacia-Geral da União (AGU).

Advogado e chefe da pasta que ordena assuntos jurídicos da administração federal, as metas bem estabelecidas e a ambição do Capricórnio podem auxiliar Mendonça a realizar seu trabalho. “A cobrança pessoal estará presente na vida do ministro. A relação com o poder é muito capricorniana, a organização política e o rigor do exercício das leis”, informou Virgínia Gaia.

Como identificar facilmente um sol em Capricórnio? Geralmente, o pessoal desse signo é expressivo, com boas colocações, argumentações e só abre a boca para falar o que tem certeza. Um clássico advogado!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?