14 curiosidades imperdíveis sobre Michel Temer
Caçula de oito irmãos e pai de cinco filhos, o presidente em exercício tem uma longa trajetória na política
atualizado
Compartilhar notícia
Michel Temer (PMDB), novo presidente do Brasil — que assume nesta quarta-feira (31/8) após o Senado aprovar o impeachment de Dilma Rousseff — é figurinha carimbada do cenário nacional, onde ocupou lugares de destaque na Câmara dos Deputados. De personalidade recatada (nem tão bela ou do lar), o político nunca foi afeito aos holofotes. Mas o Metrópoles separou algumas curiosidades sobre ele.
Um, dois, três… Nomes próprios
O atual presidente pode ser chamado de:
Michel
Miguel
Elias
Ele tem três nomes próprios. Na identidade dele está escrito: Michel Miguel Elias Temer Lulia.
Temer não usa e-mail…
Michel/Miguel/Elias Temer, de 75 anos, não é muito afeito a usar e-mail. Ele é autor da carta brasileira mais famosa do século 21. Endereçada à então presidente Dilma Rousseff, ela começava com citação em latim: “Verba volant, scripta manent” (As palavras voam, os escritos permanecem).
Graças à carta e às críticas de Ciro Gomes, a internet nos premiou com um dos melhores gifs da interwebs:
… Mas usa Whatsapp
O presidente em exercício tem seu lado moderninho. Ele usa Whatsapp e, como eu e você já fizemos, mandou um áudio para o grupo errado. Temer deixou “vazar” um pronunciamento que faria após o impeachment de Dilma Rousseff — isso antes mesmo da votação ocorrer na Câmara dos Deputados.
Um verdadeiro Poeta
Depois de escrever livros técnicos sobre Direito, Temer lançou-se como poeta em 2013 com a obra “Anônima Intimidade”. A obra tem versos ~maravilhosos~ como esses:
Embarquei na tua nau
Sem rumo. Eu e tu.
Tu, porque não sabias
Para onde querias ir.
Eu, porque já tomei muitos rumos
Sem chegar a lugar nenhum
Participou de “Crepúsculo”?
Talvez pela semelhança com o astro Bela Lugosi, imortalizado como Drácula no cinema americano, Michel Temer é quase sempre comparado a um vampiro nas redes sociais. Até mesmo a liderança do PT na Câmara usou o apelido em uma postagem de repúdio ao novo governo.
Na véspera de sexta-feira 13, golpista assume como vampiro do povo brasileiro e terror dos interesses nacionais: pic.twitter.com/sc1OzqLrTN
— PT na Câmara (@PTnaCamara) 12 de maio de 2016
Frank Underwood do Brasil
Temer criou a primeira delegacia da mulher, mas…
… Não nomeou mulheres para os ministérios. Enquanto secretário de Segurança de São Paulo, em 1985, ele criou a Delegacia da Mulher. No órgão, agressões sofridas por vítimas do sexo feminino poderiam ser denunciadas em um local específico. O modelo foi copiado com sucesso por outros estados do país.
Entrou para a política depois dos 40 anos
Dois anos após a filiação ao PMDB, em 1981, Michel Temer foi indicado por Franco Montoro, à época governador de São Paulo, como procurador-geral do estado.
Não é primeira vez que ele pega a vaga de alguém
Quando o deputado Antônio Tidei de Lima assumiu a Secretaria de Agricultura de São Paulo, o suplente Michel Temer assumiu em seu primeiro mandato como deputado. Assim, ele fez parte das votações da Constituinte.
Já foi presidente
Temer foi o sexto presidente da Câmara dos Deputados no período da Nova República, pós-1985, e esteve à frente do plenário de 1999 a 2001. Voltou a ocupar o cargo por um ano em 2009.
Para respirar melhor, sei…
Nem tudo é original no “rostinho” de Michel Temer, o presidente interino fez uma cirurgia plástica no nariz, em 2000, que o deixou menos curvo. Segundo ele, à época, a operação serviu ainda para corrigir um desvio do septo. “Meu nariz ficou muito bom, mais bonito. E agora respiro bem”, disse à “Istoé” na época.
Começou a carreira como professor
Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) na década de 1960, Michel Temer deu aulas de Constitucional na Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC) durante o período da ditadura militar.
É o marido de Marcela Temer
O presidente em exercício é o marido de Marcela Temer, de 32 anos. A diferença de idade entre os dois é de 43 anos. A atual primeira dama quebrou a internet ao ser chamada de “bela, recatada e do lar“. Convenhamos, ela é bem mais que isso.
É pai de cinco filhos
Temer, vindo de uma numerosa família — ele é o caçula de oito irmãos —, também tem a mesa cheia no almoço de domingo. O político é pai de três filhas do primeiro casamento, de um menino de 15 anos com uma jornalista, e de Michelzinho, o mais novo, com a atual esposa, Marcela.