Congresso vai retomar comissões mistas para análise de MPs
As comissões estavam suspensas desde 2020, em decorrência da emergência sanitária causada pela Covid-19
atualizado
Compartilhar notícia
Após reunião nesta terça-feira (7/2), a mesa diretora do Senado Federal decidiu retomar as atividades presenciais — inclusive as reuniões de comissões mistas para apreciação de Medidas Provisórias (MPs).
As comissões estavam suspensas desde 2020, em decorrência da emergência sanitária causada pela Covid-19.
Antes da pandemia, as MPs eram analisadas por comissões mistas formdas por deputados e senadores. Após parecer do grupo, a medida era votada no plenário das Casas.
Durante a emergência sanitária, as MPs passaram a ser votadas pela Câmara e depois pelo Senado, por meio do sistema remoto, sem deliberação conjunta.
“O retorno da comissão mista sem dúvida trará mais qualidade a essas medidas. Tenho certeza que a Casa, aos poucos, estarão voltando ao pleno funcionamento”, informou o senador Weverton Rocha (MA-PDT), segundo-secretário da mesa.
Além da retomada das comissões, o Senado retomará outras atividades presenciais. “O sistema semipresencial mas vamos ter sessões presenciais na maior parte do tempo. O parlamentar tem que registrar a presença no plenário, e vamos retomar o expediente a partir das 14h”, afirmou Rogério Carvalho (PT-SE), segundo-vice-presidente da mesa.