metropoles.com

Congresso se mobiliza para colocar Senna em Livro de Heróis da Pátria

Exposto no Panteão da Pátria, em Brasília, livro reúne nomes importantes para a liberdade e democracia brasileira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
ayrton senna
1 de 1 ayrton senna - Foto: Getty Images

O Congresso Nacional tem mobilizado esforços para incluir o nome de Ayrton Senna, tricampeão mundial de Fórmula 1, no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. O movimento acontece em meio à repercussão da série Senna, produção nacional original da Netflix, nas redes sociais.

O livro está exposto no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, e reúne o nome de personalidades com uma importante trajetória para construção da história do Brasil. Entre as homenagens, pode-se encontrar Tiradentes, Zumbi dos Palmares, Machado de Assis e Anita Garibaldi.

Senna

Ayrton Senna da Silva nasceu em 1960, em São Paulo. Ele fez fama ao conquistar o título mundial de Fórmula 1 nos anos de 1988, 1990 e 1991, consolidando-se como um dos maiores pilotos do automobilismo.

Mas o piloto não é lembrado apenas pela trajetória pelas pistas. A vida pessoal de Senna também esteve em destaque durante a carreira, com idas e vindas em relacionamentos com celebridades, como as apresentadoras Xuxa Meneghel e Adriane Galisteu.

A série da Netflix retrata um pouco do lado pessoal do piloto, mas recebeu duras críticas de internautas pela forma em que lidou com os romances de Senna.

4 imagens
Ayrton Senna e a apresentadora Xuxa Meneghel
Ayrton Senna e Adriane Galisteu
Ayrton Senna
1 de 4

Ayrton Senna morreu em maio de 1994

Divulgação
2 de 4

Ayrton Senna e a apresentadora Xuxa Meneghel

Divulgação
3 de 4

Ayrton Senna e Adriane Galisteu

Divulgação
4 de 4

Ayrton Senna

Pascal Rondeau/Allsport/Getty Images

Homenagem no Congresso

O Congresso Nacional tem recebido uma série de propostas para inclusão de Ayrton Senna no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, principalmente depois que a série foi lançada.

O projeto mais avançado sobre o assunto no Legislativo é uma proposta do senador Astronauta Marcos (PL-SP), que já foi aprovado no Senado Federal e agora aguarda a designação do relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.

“Ayrton Senna superou a figura de um esportista de elite para se tornar um ícone nacional, representando valores como determinação, excelência e paixão. Sua entrega ao esporte e a maneira como representou o Brasil internacionalmente foram notáveis, inspirando não apenas atletas, mas toda a população”, argumentou Astronauta Marcos na apresentação da proposta.

Na Câmara há outras matérias que visam incluir o nome do piloto no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, como é o caso dos projetos de lei (PLs) apresentados por Zucco (PL-RS) e Célio Studart (PSD-CE).

“Senna não foi apenas um piloto de Fórmula 1, ele foi um verdadeiro herói nacional, que representou o Brasil com honra, garra e excelência em uma das competições mais desafiadoras do planeta”, defende Zucco.

As propostas dos deputados, no entanto, ainda aguardam a deliberação do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?