metropoles.com

Congresso promulga PEC que regulamenta eleição em tribunais estaduais

Proposta afeta, em especial, os tribunais estaduais do Rio de Janeiro e de São Paulo. Texto foi aprovado no Senado neste ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinicius Schmidt/Metrópoles
imagem colorida mostra congresso nacional farra - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra congresso nacional farra - Metrópoles - Foto: Vinicius Schmidt/Metrópoles

O Congresso Nacional promulga, nesta terça-feira (24/9), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 26/22, que estabelece novas regras para a eleição de tribunais de Justiça dos estados com mais de 170 desembargadores em exercício.

O texto foi aprovado na Câmara dos Deputados em 2022 e, no Senado Federal, em agosto deste ano. Pela proposta, apenas serão afetados os tribunais dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Com a aprovação da matéria, a eleição para cargos diretivos dos tribunais estaduais deverá ocorrer por meio de uma votação direta e secreta entre os membros da Corte. A eleição de um membro dependerá de maioria absoluta dos votos. Além disso, o mandato dos eleitos será de dois anos, sendo permitido somente uma recondução.

Tribunal de São Paulo

Em 2020, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que todos os membros do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) podem concorrer às eleições para cargos diretivos (presidente, vice-presidente e corregedor-geral de Justiça).

O Tribunal de São Paulo possui uma resolução que permite a candidatura de todos os desembargadores para renovação de cargos de direção. No entanto, a norma foi suspensa pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabeleceu o pleito por critério de antiguidade para mandatos de dois anos.

Em 2013, o então ministro Ricardo Lewandowski, do STF, suspendeu de forma liminar a decisão do CNJ até definição a respeito da eleição para cargos diretivos do TJSP.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?