metropoles.com

Congresso promulga emenda que viabiliza piso salarial da enfermagem

Emenda direciona recursos do superávit financeiro de fundos públicos e do Fundo Social para custear o piso nacional da enfermagem

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
imagem colorida mostra pessoa segurando cartaz escrito "enfermagem por um salário digno" - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra pessoa segurando cartaz escrito "enfermagem por um salário digno" - Metrópoles - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O Congresso Nacional promulgou, nesta quinta-feira (22/12), a Emenda Constitucional nº 127, de 2022, que viabiliza o pagamento do piso salarial da enfermagem. Ela foi promulgada em sessão conjunta do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.

A emenda direciona recursos do superávit financeiro de fundos públicos e do Fundo Social para custear o piso nacional da enfermagem. Os valores serão pagos pela União aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios.

A medida vale para pagamento de enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras do setor público, além de entidades filantrópicas e prestadores de serviço com um mínimo de atendimento de 60% dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a Lei nº 14.434, aprovada pelo Congresso Nacional, o valor do piso para enfermeiros é de R$ 4.750. Da quantia, 70% é destinado aos técnicos de enfermagem, e 50%, aos auxiliares de enfermagem e parteiras.

“O Congresso Nacional adotou as medidas legislativas cabíveis para efetivamente proteger esses trabalhadores, garantindo-lhes um piso remuneratório condizente com suas realidades, riscos e desafios”, afirmou Pacheco nesta quinta.

Piso suspenso pelo STF

Apesar de sido aprovado pelo Congresso Nacional, o piso havia sido suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O argumento do ministro Roberto Barroso, autor da decisão, foi de que a criação do piso sem uma fonte de recursos garantida levaria a demissões no setor e colocaria em risco a prestação de serviços de saúde.

Agora, com a aprovação da PEC, os salários com o piso da categoria poderão ser pagos por meio do superávit financeiro dos fundos públicos do Poder Executivo.

Emenda nº 128, de 2022

Na sessão desta quinta, o Congresso Nacional também promulgou a Emenda nº 128, de 2022, que proíbe a União de criar despesas sem apontar receita.

Na prática, a emenda prevê que não será possível a transferência de encargos para outro ente federativo sem apontar recursos, incluindo despesas de pessoal e seus encargos para a União, estados, Distrito Federal e municípios.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?