metropoles.com

Congresso mantém veto contra multa para atraso do pagamento do SPVAT

Governo Lula considerou que a multa de trânsito por atraso no pagamento do seguro é uma penalização excessiva

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Palacio do planalto e congresso nacional - Metrópoles
1 de 1 Palacio do planalto e congresso nacional - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Congresso Nacional manteve, nesta terça-feira (28/5), o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao projeto de lei 233/2023, que cria o Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT). O presidente Lula vetou o trecho que cria uma multa de trânsito caso o motorista atrase o pagamento do SPVAT. Para o governo petista, a penalização é excessiva.

A manutenção do veto foi aprovada na sessão conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, após acordo entre a base governista e a oposição.

“Em que pese a boa intenção do legislador, a proposição legislativa contraria o interesse público, pois acarreta ônus excessivo pelo não pagamento do Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito ao classificar a conduta como infração grave, que ensejará a aplicação de multa cujo valor atual é R$ 195,23”, argumentou o governo.

A proposta recria o antigo Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres (DPVAT), descontinuado pelo governo de Jair Bolsonaro (PL). A nova contribuição permite uma abertura de R$ 15,7 bilhões nos cofres públicos para despesas da União.

O seguro pagará indenização por acidentes, como indenização por morte; indenização por invalidez permanente, total ou parcial. Além disso, prevê o reembolso de despesas médicas, funerárias e de reabilitação não cobertas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?