metropoles.com

Em clima tenso no Congresso, Lula reúne ministros para discutir pautas

Líderes de governo e ministros de Lula discutem a pauta da primeira sessão do Congresso do ano, prevista para quarta-feira (24/4)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
O presidente Lula conversa com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e com o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, durante reunião no Planalto congresso
1 de 1 O presidente Lula conversa com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e com o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, durante reunião no Planalto congresso - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne, na manhã desta sexta-feira (19/4), com ministros e líderes de governo para discutir as pautas prioritárias em tramitação no Congresso Nacional.

O encontro ocorre em meio à tensão sobre itens que podem gerar impacto fiscal negativo para o governo, como vetos ao Orçamento e a chamada Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Quinquênio.

Além disso, a reunião ocorre no contexto da crise entre o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o articulador político de Lula, Alexandre Padilha.

A expectativa é de que a reunião conte com a presença dos ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Rui Costa (Casa Civil), além dos líderes do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP); no Senado, Jaques Wagner (PT-BA); e na Câmara, José Guimarães (PT-CE).

Antes de debater a pauta do Congresso com Lula, os ministros e parlamentares participam, ao lado do presidente, de um evento em alusão ao Dia do Exército, celebrado nesta sexta.

Durante a reunião, os líderes devem apresentar ao presidente um panorama sobre a pauta da primeira sessão do Congresso Nacional de 2024, marcada para a noite da próxima quarta-feira (24/4).

Inicialmente, a sessão estava prevista para essa quinta-feira (18/4). No entanto, líderes do governo pediram ao presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que adiasse a sessão para que houvesse tempo de articular e debater os itens da pauta.

Vetos ao Orçamento

Na pauta, devem estar os vetos do presidente Lula ao Orçamento de 2024 – incluindo o veto à destinação de R$ 5,6 bilhões para emendas parlamentares de comissão. Publicado no início deste ano, o veto desagradou o Congresso e deve ser parcialmente derrubado pelos parlamentares.

A justificativa do governo para vetar o trecho é que não há espaço no Orçamento para custear as emendas. A fim de evitar um rombo nas contas públicas, o governo aposta na aprovação de um projeto que pode abrir uma brecha de R$ 15 bilhões no Orçamento.

O texto tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e deve ser apreciado na quarta-feira, antes da sessão do Congresso. Por isso, líderes articulam votos para aprovar a pauta e conseguir um acordo com os demais parlamentares para o custeio das emendas.

PL das Saidinhas no Congresso

Outro item na pauta da sessão do Congresso deve ser o veto ao PL das Saidinhas, publicado por Lula na última semana. O projeto aprovado pelo Congresso proíbe as saídas temporárias de presos do regime semiaberto, mantendo o benefício apenas para presos que estudam.

Por recomendação do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, Lula vetou parcialmente, mantendo o benefício das saidinhas para visitas a familiares e atividades de ressocialização.

A expectativa é de que o veto seja derrubado, já que o projeto tem forte apelo das bancadas da segurança e evangélica. O governo tenta articular a manutenção do veto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?