metropoles.com

Congresso inicia ano legislativo com mensagem de Lula

Início do ano legilsativo ocorre em sessão solene, às 15h. Representantes do Executivo e do Judiciário também participam da cerimônia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Foto colorida do plenário vazio do Senado - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do plenário vazio do Senado - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Congresso Nacional abriu, nesta quinta-feira (2/2), os trabalhos legislativos na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Além dos deputados e senadores, representantes dos Poderes Executivo e Judiciário também participaram da cerimônia.

Pelo rito tradicional, o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunicou a leitura de uma mensagem enviada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Diferentemente dos anos anteriores, a mensagem do Executivo será entregue pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, e lida em plenário pelo primeiro-secretário da Mesa do Congresso, Rogério Carvalho (PT-SE), eleito nesta quinta. Há, ainda, a previsão de uma mensagem encaminhada pelo Poder Judiciário.

Em documento, o presidente defendeu a construção de um novo regime fiscal no Brasil. No texto, Lula também ressaltou as medidas aprovadas pelo Congresso Nacional antes mesmo de sua posse, como a PEC da Transição. O presidente também ressaltou a necessidade de construir novo regime fiscal para o país.

“Encontramos um Estado em profundo desequilíbrio fiscal. O teto de gastos teve efeitos destrutivos sobre as políticas sociais, ao mesmo tempo que se tornou absolutamente inócuo como instrumento de controle fiscal. Vamos construir um novo regime fiscal para o Brasil”, afirmou o presidente.

Veja como foi:

Após depredação

Os trabalhos do Poder Legislativo voltam do recesso depois dos ataques violentos e vândalos promovidos por golpistas em 8 de janeiro. Aos gritos de “faxina geral” e ao som do Hino Nacional, bolsonaristas ocuparam a Esplanada dos Ministério, em protesto contra a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições 2022.

Os extremistas invadiram o Congresso Nacional sob uma chuva de bombas de gás lacrimogênio. Logo depois, acessaram o Palácio do Planalto, sede da Presidência da República. Vidraças, cadeiras e mesas dos dois prédios públicos foram quebradas. Funcionários do Congresso Nacional que estavam de plantão foram ameaçados.

Segundo a Câmara dos Deputados e Senado Federal, a estimativa dos danos causados aos prédios localizados ficou em torno de R$ 6,5 milhões.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), parabenizou ambas casas pelas ações contra os atos vândalos: “O Senado Federal e a Câmara dos Deputados se levantaram contra a barbárie cometida pela tentativa de golpe. Aprovaram rapidamente os  atos necessários para a garantia da segurança e da ordem institucional. E deram um claro recado: juntos, os três Poderes da República jamais permitirão que qualquer aventura autoritária vingue em nosso país. Não permitirão que se trilhe, no Brasil, qualquer caminho que não seja o da democracia e o da Constituição”, escreveu.

Sessão legislativa

A sessão legislativa ordinária é o período anual de atividade regular do Congresso. Cada sessão legislativa divide-se em dois períodos legislativos: o primeiro vai de 2 de fevereiro a 17 de julho, e o segundo vai de 1º de agosto a 22 de dezembro.

Cada quatro sessões legislativas compõem uma legislatura. A sessão legislativa que se inicia nesta quinta é a primeira da 57ª legislatura.

O mandato de um deputado federal corresponde a uma legislatura, já os senadores têm mandato equivalente a duas legislaturas.

*Com informações da Agência Câmara

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?