metropoles.com

Congresso: festas juninas podem esvaziar pauta do mês de junho

Comemorações movimentam economia de cidades, sobretudo do Nordeste, e parlamentares marcam presença em ano de eleições municipais

atualizado

Compartilhar notícia

Vinicius Schmidt/Metrópoles
imagem colorida mostra congresso nacional farra - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra congresso nacional farra - Metrópoles - Foto: Vinicius Schmidt/Metrópoles

A chegada das comemorações juninas deve, a partir da próxima semana, diminuir o ritmo das atividades parlamentares no Congresso Nacional. Os festejos deste mês movimentam a economia sobretudo em cidades do Nordeste e, em ano de eleições municipais, a presença de deputados e senadores em seus redutos eleitorais é imprescindível.

Já na próxima quinta-feira, 13 de junho, comemora-se o dia de Santo Antônio. Na última semana do mês, os dias de São João (24/6) e de São Pedro e São Paulo (29/6) costumam esvaziar ainda mais as comissões e plenários do Legislativo.

Algumas pautas prioritárias podem ser prejudicadas, tendo em vista que os congressistas só têm aproximadamente um mês antes do recesso parlamentar, que começa em 17 de julho. A expectativa é de que o segundo semestre seja de menor movimento no Congresso, devido aos pleitos municipais.

Ao sair da reunião de líderes partidários do Senado Federal na última semana, Tereza Cristina (PP-MS) citou projetos importantes para a pauta dos próximos dias, mas resumiu: “Tem muita coisa aí pra acontecer nessas próximas duas semanas e o São João também, no Nordeste”. O senador Carlos Portinho (PL-RJ) também relembrou que junho “é um mês um pouco prejudicado”.

“Todos que acompanham Senado e Congresso sabem, chega o fim de junho, aquelas semanas em que muitos parlamentares estão nas suas bases, São João”, disse o parlamentar.

Pautas prioritárias

No Senado Federal, algumas pautas estão previstas para serem apreciadas antes do recesso, mas ainda se encontram nas comissões da Casa Alta. Entre elas, está a atualização do Código Eleitoral e o marco sobre a Inteligência Artificial.

Os senadores também farão, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), um esforço concentrado para sabatinar autoridades indicadas a cargos em órgãos como o Tribunal Superior do Trabalho (TST), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Já na Câmara dos Deputados, o maior foco é aprovar os projetos que regulamentam a reforma tributária. Dois grupos de trabalho (GTs) com sete deputados cada foram criados pelo presidente Arthur Lira (PP-AL), e cada um precisa produzir um relatório consensual sobre os projetos de lei complementares (PDLs) enviados pelo Ministério da Fazenda, para que sejam votados em plenário até o recesso, e encaminhados ao Senado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?