metropoles.com

Congresso estuda taxar linhas de transmissão de energia

Apesar de Bolsonaro ter afirmado que não vai tarifar a energia solar, a proposta visa cobrar os “fretes” para quem quiser comercializá-la

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
Fotografia colorida de painéis solares
1 de 1 Fotografia colorida de painéis solares - Foto: Reprodução/Twitter

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse nesta segunda-feira (06/01/2019) que o Congresso Nacional deve enviar um projeto de lei para definir uma política energética no país e estabelecer a cobrança das linhas de transmissão por onde a energia passa – seja ela de qualquer fonte.

A medida faz parte de um acordo feito pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

O projeto deve estar pronto e a tramitação concluída, informou Albuquerque, até abril deste ano. O texto terá como objetivo estabelecer políticas públicas para o setor de energia solar ou geração distribuída. Na noite de domingo (05/01/2020), Bolsonaro e Maia declararam ser contrários à taxação da energia solar.

No entanto, quem bate o martelo sobre a possível taxação é a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Apesar de o governo ressaltar que não haverá taxação, não pode interferir nas decisões da agência, uma vez que ela tem autonomia e independência para decidir sobre a tributação.

“Houve controvérsia, muito questionamento em cima disso. A Aneel acabou de realizar uma consulta pública finalizando 30 de dezembro [sobre o tema] e vai continuar com a análise das sugestões apresentadas. Isso o governo não interfere, porque faz parte da autonomia que a agência tem”, justificou o ministro em coletiva de imprensa a jornalistas.

Bolsonaro se reuniu nesta tarde com Albuquerque e afirmou que Maia deu a ideia do projeto. “O frete [linha de transmissão] é um dos meios físicos que têm por aí, que têm uma vida útil. Aí tem que se cobrar, obviamente, para quem quiser produzir para o comércio, né? O frete vai ser um percentual do que for gerado por essas hipotéticas fazendas rurais”, antecipou Bolsonaro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?