metropoles.com

Congresso espera que Dino libere as emendas parlamentares até esta 6ª

Deputados e senadores condicionam dar andamento a pautas de interesse do governo à liberação das emendas parlamentares

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/STF
No Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino é o ministro relator da ação sobre as emendas
1 de 1 No Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino é o ministro relator da ação sobre as emendas - Foto: Gustavo Moreno/STF

O Congresso Nacional espera que o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), libere a volta do pagamento das emendas parlamentares até esta sexta-feira (29/11). Os parlamentares condicionam a volta dos recursos para apreciar pautas importantes ao governo, como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária (LOA).

As emendas estão bloqueadas desde agosto, quando o ministro decidiu que o Legislativo tinha de ter regras mais claras de transparência e rastreabilidade. A decisão de Dino foi chancelada por unanimidade pelo STF na ocasião.

Na noite de quinta-feira (27/11), o Congresso Nacional protocolou três documentos nas ações que tratam das emendas parlamentares junto ao gabinete de Dino. Os protocolos apresentam informações detalhadas, segundo a equipe do Legislativo, sobre deputados e senadores que foram oficiados pelo presidente da Mesa do Congresso em 2021 e dos parlamentares que respondem ao oficial sobre eventual apoio das emendas RP-9, as chamadas emendas de relator, dos exercícios de 2020-2021.

Nos últimos meses, o Congresso trabalhou um projeto de lei complementar (PLP) ao lado dos poderes Executivo e Judiciário para cumprir o que o STF havia determinado. Depois de idas e vindas, a proposta foi concluída por deputados e senadores na semana passada.

Nesta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a proposta sem vetos, ou seja, sem alterações no texto. Na avaliação de uma ala do Congresso, Lula não teria sancionado o texto na íntegra se não tivesse a certeza de que Dino aceitaria o que foi aprovado. Apesar dessa avaliação, os congressistas sabem que o ministro, no entanto, pode rejeitar o que foi aprovado pelo Legislativo.

Apesar de a possibilidade existir, os deputados e senadores trabalham com o cenário otimista de que Dino vai liberar os recursos. O ministro do STF vai casar no próximo sábado (30/11), e deve se ausentar por pelo menos uma semana do trabalho. Por isso, os parlamentares veem como crucial a liberação das emendas até sexta.

Na quarta, as advocacias da Câmara e do Senado trabalhavam com o objetivo de protocolar o pedido no STF para a volta do pagamento das emendas. As duas Casas encaminhariam o pedido com a publicação do texto final aprovado nos autos do processo.

Peticionado o pedido, o ministro do STF vai analisar o texto e deliberar sobre qual atitude vai tomar.

PLP das emendas parlamentares

A proposta, de autoria do deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA), aprovada na Câmara dos Deputados neste mês, cria normas para atender as exigências do ministro Flávio Dino, e foi discutido junto a membros do governo Lula.

Um dos principais tópicos do texto estabelece que as emendas de bancada estadual deverão destinar recursos a projetos e ações consideradas estruturantes, e fica vedada a individualização das ações para indicações de cada membro da bancada.

No caso das emendas de transferência especial, as “emendas Pix”, o autor deverá informar o objetivo e o valor da transferência ao indicar o ente beneficiado. Vale destacar que os recursos deverão ser alocados, de forma prioritária, em obras inacabadas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?