metropoles.com

Congresso discute futuro das mulheres no mercado de energia renovável

O 2º Congresso Brasileiro de Mulheres da Energia chega a Brasília nos dias 7 e 8 de março para debater o protagonismo feminino no segmento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Educa Mais Brasil
Engenheira vestida com colete amarelo neon e capacete sorri olhando pra câmera em ambiente de trabalho - Metrópoles
1 de 1 Engenheira vestida com colete amarelo neon e capacete sorri olhando pra câmera em ambiente de trabalho - Metrópoles - Foto: Divulgação/Educa Mais Brasil

Com o objetivo de incentivar que mais e mais mulheres ocupem cargos de liderança em novos segmentos do mercado, Brasília receberá, nos dias 7 e 8 de março, o 2º Congresso Brasileiro de Mulheres da Energia, no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada. O evento nacional contará com uma programação 100% composta por palestras de mulheres que trabalham e pesquisam no setor de energia renovável, como um reforço ao Dia Internacional da Mulher.

O encontro tem expectativa de receber cerca de 1 mil profissionais de todo o Brasil para discutir temas como regulamentação do segmento, diversidade, superação, tendências de consumo e, claro, protagonismo feminino.

Segundo a Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena, em inglês), as mulheres ocupam apenas 32% dos empregos no mercado de energia solar em todo o mundo. Quando a lente é direcionada para o Brasil, é possível ver os desafios mais de perto: 64% das profissionais da área já ouviram comentários sexistas e 49% já sofreram discriminação no trabalho por causa do seu gênero.

Os dados são da Rede Brasileira de Mulheres na Energia Solar (Mesol).

Tendo isso em mente, o congresso aposta na qualificação das profissionais para garantir que elas tenham as mesmas chances de um concorrente masculino em um segmento que despontou nos últimos anos.

“Num segmento responsável por gerar 11,5 milhões de empregos no mundo e com perspectiva de criar 42 milhões de empregos até 2050, as expectativas são as mais positivas possíveis para as mulheres”, lembra Lúcia Abadia, idealizadora do evento.

O encontro conta com a curadoria da especialista do setor de energia renovável Silla Motta, gerente comercial do Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia (BBCE), responsável por reunir empresárias, CEOs, engenheiras, advogadas, investidoras, empreendedoras, pesquisadoras e jornalistas, além de diversas autoridades e representantes de entidades no setor.

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, um coquetel especial no dia 8 com todas as profissionais presentes encerrará a programação do evento.

Confira:

Serviço: 2º Congresso Brasileiro Mulheres da Energia
Data: 7 e 8 de março de 2023, a partir das 9h
Local: Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada – SHTB Trecho 1 Cj 1B Bl C
Mais informações e inscrições: https://mulheresdaenergia.com.br/
Palestrantes confirmadas: https://mulheresdaenergia.com.br/palestrantes/
Realização: YES Produções, empresa do Grupo Abadia

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?