Confundido com Ipec, centro ambiental recebe mensagens de ódio
IPeC atua na área ambiental, e vem sendo confundido com o Ipec, centro que fez pesquisa de intenção de votos para as próximas eleições
atualizado
Compartilhar notícia
Após o Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) ter liberado os resultados sobre pesquisa de intenção de votos para as próximas eleições presidenciais, outro instituto homônimo, este de pesquisas ambientes, vêm sofrendo com ataques e mensagens de ódio em suas redes sociais.
Segundo a pesquisa eleitoral divulgada, Lula (PT) ganharia já em 1º turno, com 49% das intenções de votos. Jair Bolsonaro (sem partido) ficaria com apenas 23% do votos. Apoiadores do presidente, entretanto, não gostaram do resultado e alegam que a pesquisa não representa a realidade do país.
Alguns dos apoiadores procuraram então o perfil do Ipec, o instituto de pesquisas políticas, mas encontraram o IPeC, Instituto de Pesquisas Cananéia, que realiza trabalhos na área de educação ambiental e ciências naturais, e desenvolve atividades de pesquisa e conservação da vida selvagem.
Em seu perfil no Instagram, o IPeC recebeu mensagens e telefonemas endereçados ao outro instituto, onde referências ao número “baixo” de seguidores e à TV Globo foram feitas. Uma mensagem, realizada por um usuário em uma foto onde o instituto mostra a volta de uma ave marinha da espécie Atobá para a natureza, diz: “Instituto de pesquisa com 10 mil seguidores KKKKKKKKKKK Que piada (sic)”.
Nas marcações da rede social, perfis mencionando a pesquisa de intenção de votos acabam errando o @ do perfil e acertando o centro de pesquisas ambientais, em meio às imagens de salvamentos de animais e de conscientização de cuidados com a natureza.
Devido à confusão, o IPeC divulgou uma nota de esclarecimentos em seu perfil, afirmando que pessoas estariam, além de confundindo, ligando para o Instituto para falar da pesquisa feita pela outra Ipec. Com a nota, usuários mandaram mensagens de apoio ao presidente. Um perfil, que se identifica como “@jurammos__”, disse que a confusão se deu pelo nome similar e por que “o povo (estaria) indignado com uma pesquisa fajuta!”.
O Ipec, o de pesquisas políticas, nasceu após o fim do Ibope Inteligência, em janeiro deste ano e foi criado pela estatística Márcia Cavallari, ex-CEO da Ibope.