Confirmamos (com tabaco) a conta de Mendonça: 10g fazem 34 cigarros
Em seu voto no julgamento do STF sobre a descriminalização do porte de maconha, Mendonça estimou quantidade necessária – e virou meme
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais nesta quarta-feira (6/3) ao estimar que 10 gramas de maconha são suficientes para enrolar 34 cigarros do entorpecente. A conta foi feita durante o julgamento na Corte sobre a diferenciação entre usuários e traficantes e sobre a descriminalização da posse para uso pessoal.
Mendonça foi um dos três ministros que votaram contra a descriminalização da posse (o placar está em 5 x 3 pela descriminalização), mas também votou por limitar a 10 gramas a quantidade para a configuração de uso pessoal.
“Mantém-se o crime. Esse é meu voto. Para considerar usuário, 10 gramas é admissível. Essa quantidade dá para fazer 34 cigarros. Se o sujeito sai de casa com 34 papeletes de maconha vai fumar maconha bastante durante o dia, mas considero razoável que não seja considerado traficante”, votou o ministro.
A estimativa virou meme nas redes sociais, com muitos internautas duvidando da conta do ministro “terrivelmente evangélico“. Usando 10 gramas de tabaco, o Metrópoles confirmou que é possível sim manufaturar 34 cigarros artesanais. Veja:
O ministro André Mendonça revelou que baseou sua estimativa em um estudo da Universidade de São Paulo (USP). “Faço referência, como ponto de partida, à valiosíssima contribuição que recebi do Prof. Dr. Jorge Hallak, Livre-Docente da Faculdade de Medicina da USP, Coordenador do Grupo de Estudos em Saúde do Homem, do Instituto de Estudos Avançados daquela Universidade, acerca, especificamente, da maconha e de outros produtos dela derivados”, disse ele.