Veja quem da comitiva de Bolsonaro aos EUA pegou coronavírus
Até o momento, há a confirmação de 16 integrantes positivos para o Covid-19. Os dois testes realizados por Bolsonaro deram negativo
atualizado
Compartilhar notícia
Entre os integrantes da comitiva que viajou com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), aos Estados Unidos, 16 já confirmaram terem contraído o coronavírus. O número total de integrantes da comitiva presidencial não foi revelado pelo Palácio do Planalto, que classifica esse tipo de dado como “informações sensíveis”.
O último positivo foi do chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, braço direito do chefe do executivo nacional.
A viagem ocorreu entre os dias 7 e 11 de março, e todos os integrantes das comitivas oficiais e de base permaneceram juntos, acompanhando a agenda da Presidência da República. Além de Heleno, o secretário de Comunicação da presidência, Fabio Wajngarten; seu secretário-adjunto, Samy Liberman; e o encarregado de Negócios do Brasil nos Estados Unidos, o embaixador Nestor Forster, também foram testados como positivo.
Na ocasião, Bolsonaro se encontrou com o presidente norte-americano, Donald Trump, em Miami, mas ambos testaram negativo para o Covid-19. Durante a viagem, eles se encontraram com o prefeito da cidade, Francis Suarez, que confirmou estar com coronavírus.
A recomendação é que todos da comitiva, positivos ou não, fizessem a quarentena por pelo menos sete dias, até a realização de um novo exame. Porém, o presidente ignorou a orientação e participou de uma manifestação a favor de seu governo no domingo (15/03), onde apertou a mão de mais de 200 pessoas.
Além de Bolsonaro, outros integrantes deram negativo no teste. A primeira-dama Michelle Bolsonaro; o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP); e os ministros Bento Albuquerque (Minas e Energia) e Fernando Azevedo e Silva (Defesa) não confirmaram a presença do vírus. O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD); o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo; e o senador Jorginho Mello (PL-SC) também testaram negativo à doença.
Confira o nome dos integrantes infectados pelo coronavírus
- General Augusto Heleno, chefe do Gabinete de Segurança Institucional
- Fabio Wajngarten, secretário de Comunicação da Presidência da República
- Nelsinho Trad, senador pelo PTB-MS
- Nestor Forster, embaixador e encarregado de negócios do Brasil nos EUA
- Karina Kufa, advogada e tesoureira do Aliança pelo Brasil
- Sérgio Lima, publicitário e marqueteiro do Aliança pelo Brasil
- Samy Liberman, secretário-adjunto de comunicação da Presidência
- Alan Coelho de Séllos, chefe do cerimonial do Itamaraty
- Robson Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI)
- Marcos Troyjo, secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia
- Flávio Roscoe, presidente da Federação das Indústria do Estado de Minas Gerais
- Daniel Freitas, deputado federal (PSL-SC)
- Quatro integrantes não-identificados da equipe de apoio do voo presidencial aos EUA