Confira imagens chocantes da tragédia humana e ambiental em Brumadinho
O rompimento ocorreu no início da tarde de sexta-feira (25/1). Os rejeitos atingiram a cidade e deixaram mortos e feridos
atualizado
Compartilhar notícia
A catástrofe que atinge Brumadinho (MG) desde a tarde de sexta-feira (25/1) deixou um rastro de destruição que devastou vidas humanas e o meio ambiente. Três anos depois do desastre ambiental de Mariana (MG), a história se repetiu.
Os rejeitos atingiram a área administrativa da Vale — companhia que administra a extração de minério no município — e parte da área urbana do município mineiro distante 70 km de Belo Horizonte. A catástrofe deixou dezenas de mortos e centenas de feridos.
Confira imagens da tragédia:
Veja vídeos e a repercussão nas redes sociais:
É assustador a quantidade de lama que desceu da barragem da Vale em Brumadinho. pic.twitter.com/enexjelyIj
— Uai Tevê (@uaiteve) 25 de janeiro de 2019
GENTE TODO MUNDO QUE TÁ NA PARTE DA AVENIDA NO MOMENTO SE POSSÍVEL SAIAM DAÍ AGORA, UMA BARRAGEM DA VALE ROMPEU E ESSA ÁREA CORRE MUITO RISCO, FALO PRA QUALQUER LUGAR PERTO DO RIO
— scar man (@affelipebrandao) 25 de janeiro de 2019
Desastre
A barragem Mina Feijão, em Brumadinho (MG), rompeu-se por volta das 13h de sexta-feira (25/1). O vazamento de lama fez com que uma outra barragem da Vale transbordasse. O restaurante da companhia foi soterrado. O prédio administrativo também foi atingido.
A lama se espalhou pela cidade e moradores precisaram deixar as casas. Equipes de bombeiros e da Defesa Civil foram mobilizadas para a área e estão em busca de vítimas. Tanto o governo federal quanto o local montaram gabinetes de crise e deslocaram autoridades para a região.
O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), e o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), sobrevoaram a localidade da tragédia na manhã de sábado (26).