Conferência dos Bispos doa R$ 350 mil para ajudar a população Yanomami
O dinheiro será utilizado para compra de alimentos, remédios, vestuários e matérias de apoio durante a crise humanitária do povo Yanomami
atualizado
Compartilhar notícia
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou uma doação de R$ 350 mil para ajudar no combate à crise humanitária e emergencial do povo Yanomami. O dinheiro será gerenciado pela Diocese de Roraima.
O dinheiro, arrecadado com apoio da Adveniat, organização filantrópica da Igreja Católica alemã para a América Latina, será utilizado para a compra de alimentos, remédios, vestuário, materiais para apoio à economia das comunidades e para custear o deslocamento e transportes aéreo e terrestre.
“Essa ajuda é emergencial. Une-se às outras ajudas que estão sendo feitas. Importa que também aconteçam ações que evitem estas e outras situações semelhantes”, declarou o bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado.
Situação dos Yanomami
O padre Lúcio Nicoletto, administrador diocesano de Roraima, declarou que a atual situação da população Yanomami é uma consequência da invasão de garimpeiros ilegais dentro do território indígena.
“Entre os impactos do garimpo na terra indígena Yanomami estão a devastação ambiental; a destruição das comunidades indígenas (mortes diretamente associadas à violência do garimpo; violência sexual contra moças e mulheres; desestruturação social e instigação a conflitos comunitários e intercomunitários, pela distribuição de armas, drogas e bebidas alcoólicas etc.), desequilíbrio da economia indígena; e agravamento da situação sanitária”, completou o padre.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou emergência em saúde pública em decorrência dos altos índices de indígenas Yanomamis com casos de desnutrição e malária.