Conecte SUS libera certificado para quem tomou mix de vacinas
O assunto era um empecilho para quem desejava viajar e para aqueles que moram em cidades que exigem o passaporte da vacina
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Saúde informou, nesta sexta-feira (22/10), que o Conecte SUS, aplicativo oficial do governo, passou a emitir o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 para os brasileiros que tomaram doses diferentes da vacina. No entanto, o documento só estará disponível para aqueles que estiverem com o esquema vacinal primário completo, ou seja, depois da segunda dose ou dose única do imunizante.
Até essa quinta-feira (21), a plataforma exibia um alerta de que o certificado para esses casos não poderia ser expedido. O assunto era um empecilho para quem desejava viajar para países que exigem certificado de vacinação. Além disso, pessoas que moram em cidades que exigem o passaporte da vacina para a entrada em eventos e estabelecimentos também estavam sendo afetadas.
A intercambialidade de vacinas, de acordo com o Ministério da Saúde, é orientada somente para grávidas e puérperas, excepcionalmente, para casos notificados de reações alérgicas a pessoas que tomaram a AstraZeneca e que tiveram alguma reação Tromboembólica, conforme orientação do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina Covid-19 (PNO).
“Quem recebeu vacinas no esquema de intercambialidade deve ser orientado sobre as limitações dessa modalidade e os riscos que ela pode oferecer”, ressalta a pasta.