Conecte SUS: app atualizado volta a exibir certificado de vacinação
Plataforma ficou fora do ar por 13 dias após ser alvo de ataque hacker. Só voltou a funcionar na última quinta-feira (23/12)
atualizado
Compartilhar notícia
Uma nova atualização do aplicativo Conecte SUS nas lojas Android e iOS foi liberada pelo Ministério da Saúde. Com isso, a plataforma voltou a forcener ao usuário o comprovante de vacinação contra a Covid-19.
“O Ministério da Saúde informa que a atualização do aplicativo ConecteSUS está disponível nas lojas de aplicativos Android e iOS. O sistema não apresenta indisponibilidade”, informou a pasta, em nota, acrescentando que o sistema não apresenta mais instabilidade, ao contrário do que foi observsdo nos últimos dias.
O Conecte SUS ficou fora do ar por 13 dias após ser alvo de ataque hacker. Só voltou a funcionar na última quinta-feira (23/12).
A atualização do aplicativo foi realiada nesse sábado (25/12), mas, na ocasião, ao tentar atualizar a plataforma, usuários não identificaram as novas versões nas lojas de aplicativos Android e iOS.
Questionado, o Ministério da Saúde informou que solicitou que as empresas responsáveis disponibilizassem a versão mais atual do aplicativo para download.
Instabilidade
O app parou de funcionar após o Ministério da Saúde sofrer ataque hacker, em 10 de dezembro. Fontes ligadas à pasta informaram que, mesmo após o restabelecimento da plataforma na última quinta, as funcionalidades do aplicativo devem demorar para ser totalmente reativadas.
A demora se deve ao grande número de informações concentradas no sistema e à quantidade excessiva de acessos ao mesmo tempo. A instabilidade foi alertada pelo Ministério da Saúde em nota divulgada na quinta.
“O Ministério da Saúde informa que o aplicativo Conecte SUS foi restabelecido. A pasta destaca que a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 pode apresentar instabilidade nas primeiras horas, em razão do volume dos acessos”, informou a pasta.
Nesse sábado, a versão para desktop do aplicativo funcionou normalmente. Já era possível fazer o download do Certificado Internacional de Vacinação contra a Covid-19 nos três idiomas disponíveis.