Condenado, bicheiro reúne famosos, políticos e juristas em aniversário
Aos 80 anos, Anísio, que também é patrono da escola de samba carioca Beija-Flor, responde em liberdade por formação de quadrilha e corrupção
atualizado
Compartilhar notícia
Com parte dos bens bloqueados pela Justiça e apontado como um dos chefes de organização criminosa conhecida como Clube Barão de Drummond, um dos principais nomes do jogo do bicho no Brasil, Aniz Abraão David, o Anísio, comemorou 80 anos na quarta-feira (7/6). A celebração ocorreu em um dos espaços mais refinados do Rio de Janeiro, com vista para a Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar e cercado pelos jardins de Burle Marx. Participaram da festa 400 pessoas, entre artistas, políticos e até integrantes do Poder Judiciário.
O Clube Barão de Drummond era uma espécie de tribunal informal responsável por julgar aqueles que exploram o jogo ilegal, formado por Ailton Guimarães Jorge (o Capitão Guimarães), e Antônio Petrus Kalil (o Turcão), além de Anísio. Em 2012, eles foram condenados pela 6ª Vara Criminal Federal do Rio a 48 anos de prisão cada um por formação de quadrilha e corrupção ativa. Anísio recorre em liberdade.
Entre as “surpresas” previstas estavam apresentação de passistas e da bateria da Beija-Flor, além de exibição de um documentário que conta a trajetória do bicheiro de origem libanesa, que começou a trabalhar ainda na infância. Dedicado ao jogo do bicho desde a década de 1960, Anísio e sua família ganharam prestígio social como patronos da Beija-Flor, escola de samba que presidiu a partir de 1965.
Questionado pela reportagem, o advogado Ubiratan Guedes foi enfático ao repudiar questionamentos sobre os gastos feitos pelo seu cliente. Em agosto, o Tribunal Regional Federal (TRF) manteve, em decisão unânime, o bloqueio das contas do contraventor.
A festa
Aniz foi acompanhado por familiares e entrou no salão às 20h05. Até as 22h30, haviam chegado integrantes da Beija-Flor, como Laila e o intérprete Neguinho, artistas como Claudia Raia e Milton Cunha, além do Capitão Guimarães.
O clima era de discrição: a música só começou às 22h08, quando Alcione foi convidada ao palco e cantou “As Rosas Não Falam”, um clássico do mangueirense Cartola. Em seguida, assumiu o microfone o músico Toninho Geraes, autor de “Mulheres” e de outras canções de sucesso.
Veja os famosos que compareceram à festa de Anísio Abraão: