Concurso Unificado: percentuais de cotas para negros, indígenas e PCDs
Ministério da Gestão e Inovação divulgou, nesta quarta, o percentual da reserva de vagas para cotistas no Concurso Nacional Unificado
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Gestão da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou, nesta quarta-feira (10/1), o percentual da reserva de vagas para candidatos negros, com deficiência e indígenas no Concurso Público Nacional Unificado. A informação foi compartilhada pela ministra Esther Dweck, em entrevista coletiva sobre o lançamento dos editais.
De acordo com a chefe da pasta, 5% do total das vagas de cada um dos cargos serão reservados para pessoas com deficiência e 20% a candidatos negros. Além disso, 30% das vagas para a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) serão destinadas para candidatos de origem indígena.
O Concurso Nacional Unificado, mais conhecido como Enem dos Concursos, ofertará 6.640 vagas, distribuídas em 21 órgãos federais. As vagas serão divididas em oito blocos temáticos, com editais específicos.
Clique aqui para ver as vagas detalhadas em cada bloco.
As inscrições começam em 19 de janeiro e seguem até 9 de fevereiro. Para se inscrever, o candidato precisa ter conta no gov.br. Os resultados deverão ser divulgados em 30 de julho, com convocação dos servidores aprovados em 5 de agosto.
Confira o cronograma:
- Divulgação do edital: 10 de janeiro;
- Início das inscrições: 19 de janeiro;
- Prazo máximo para inscrições: 9 de fevereiro;
- Divulgação dos dados finais de inscrições: 29 de fevereiro;
- Divulgação dos cartões de confirmação: 29 de abril;
- Aplicação das provas: 5 de maio;
- Divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redação: 3 de junho;
- Divulgação final dos resultados: 30 de julho;
- Início da convocação para posse e cursos de formação: 5 de agosto.