Concurso Unificado: 512,6 mil não pagaram inscrição. Veja outros dados
Enem dos Concursos tem 2,1 milhões de inscritos que pagaram ou tiveram isenção de taxas. Ministra Esther Dweck dá detalhes sobre assunto
atualizado
Compartilhar notícia
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, apresenta, nesta sexta-feira (23/2), os dados consolidados e detalhados sobre as inscrições no Concurso Público Nacional Unificado.
Um total de 2,6 milhões de pessoas realizaram inscrição, mas 512,6 mil não efetuaram o pagamento ou não pediram isenção da taxa. Mais da metade das inscrições válidas (56%) são de candidatas mulheres.
Segundo a ministra Esther Dweck, o pagamento da taxa por 76% de candidatos está acima da média, que costuma ser de 60%. A arrecadação com as taxas de inscrição foi de R$ 126 milhões. O governo federal espera que esse valor pague os gastos com o certame.
O bloco temático com mais inscrições é o de nível intermediário, com mais de 700 mil confirmados. Já o com menos inscritos é o de setores econômicos e regulação.
Veja outros dados:
Já o cargo com mais inscrições válidas é o de técnico em indigenismo, na Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), seguido pelo de técnico em informações geográficas e estatísticas para a região Nordeste, no IBGE. Ambos registraram mais de 300 mil candidatos.
O prazo para pagamento das inscrições acabou na última sexta-feira (16/2), mas a compensação bancária dos boletos não acontece de imediato. Apenas candidatos com o pagamento quitado poderão fazer a prova. Os candidatos isentos de taxas, por questões socioeconômicas, já estão incluídos no número total de inscritos.
Dados parciais, divulgados no começo da semana, já indicavam que mais de 2 milhões de candidatos participam do certame. Assim, este já é o maior concurso da história brasileira.
Enem dos concursos
Chamado informalmente de Enem dos Concursos, o certame unificado prevê a seleção de 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais. As inscrições foram abertas em 19 de janeiro e se encerraram no dia 9 de fevereiro deste ano.
As provas vão acontecer no dia 5 de maio, em 220 cidades, em todos os estados e no Distrito Federal.
O resultado das provas objetivas e preliminares será divulgado em 3 de junho. Já o resultado definitivo vai ser anunciado em 30 de julho. Por fim, a convocação para a posse dos aprovados deve acontecer em 5 de agosto.