Concurso Unificado: mais de 700 mil inscrições são recebidas em 5 dias
Concurso Nacional Unificado tem 6.640 vagas abertas para 21 órgãos. Período de inscrições foi aberto na sexta-feira (19/1) e vai até 9/2
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) atualizou, nesta quarta-feira (24/1), o número de inscrições recebidas para o Concurso Público Nacional Unificado (CNPU). Mais de 700 mil pessoas já se registraram no CNPU, que ficou popularizado como “Enem dos Concursos”.
As inscrições começaram na última sexta-feira (19/1) e seguem até o dia 9 de fevereiro. A expectativa do governo é que o certame receba mais de 3 milhões de cadastros.
O candidato tem que pagar R$ 90 para concorrer aos cargos de nível superior e R$ 60 para disputar cargos de nível médio.
Quem quiser pedir isenção da taxa de inscrição, se atender aos requisitos necessários, tem apenas até a próxima sexta-feira (26/1) para entrar com a solicitação.
A primeira edição do concurso unificado vai ocorrer 5 de maio, em dois turnos: pela manhã e à tarde (confira o calendário completo abaixo), com aplicação em 220 cidades de todo o país.
Serão selecionados 6.640 novos servidores, distribuídos em 21 órgãos públicos federais.
A Fundação Cesgranrio é a banca responsável pela organização do certame.
Inscrições
Para se inscrever, os candidatos têm que acessar as contas individuais na plataforma do governo federal (Gov.br). Quem ainda não tem cadastro no site, precisa criá-lo. São aceitos todos os níveis de conta: ouro, prata e bronze.
As inscrições são feitas apenas pela internet, no seguinte endereço: gov.br/gestao/pt-br/concursonacional. Nessa etapa, será possível escolher as carreiras de interesse, que estarão divididas entre oito blocos temáticos. Cada um reúne aquelas mais semelhantes entre si.
Concurso Nacional Unificado: veja as vagas por blocos temáticos
Apesar de poder se inscrever em só um bloco temático, o candidato tem a opção de escolher quantos cargos quiser disputar. A mudança estará disponível até o fim do período de inscrições.
Confira o calendário:
- Início das inscrições: 19 de janeiro;
- Prazo máximo para inscrições: 9 de fevereiro;
- Divulgação dos resultados das inscrições: 29 de fevereiro;
- Divulgação dos cartões de confirmação das provas: 29 de abril;
- Aplicação dos exames do Concurso Público Nacional Unificado: 5 de maio;
- Divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das discursivas: 3 de junho;
- Divulgação final dos resultados do Concurso Público Nacional Unificado: 30 de julho;
- Início da convocação para posse e chamamento para cursos de formação: 5 de agosto.