Concurso Nacional Unificado: 2 milhões se inscreveram até o último dia
Candidatos têm até 23h59 desta sexta-feira (9/2) para se inscreverem no Concurso Público Nacional Unificado
atualizado
Compartilhar notícia
No último dia de inscrições, o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido também como Enem dos Concursos, atingiu a marca de 2 milhões de inscritos. Esta sexta-feira (9/2) é o último dia para o registro.
A expectativa é deque o total de inscritos fique entre 3 milhões e 3,5 milhões de pessoas. Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), já há um recorde no número de inscritos.
Para os cargos de nível superior, a taxa de inscrição é de R$ 90, enquanto para o bloco de cargos de nível médio o valor é de R$ 60. O pagamento da taxa deve ser feito apenas por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), que pode ser paga no banco, ou via Pix, com o respectivo QR Code.
A inscrição final depende do pagamento da taxa de inscrição. De acordo com o Ministério da Gestão, 700 mil pessoas ainda precisam pagar a GRU referente à inscrição.
As 6.640 vagas para o serviço público federal ofertadas nos oito editais do Concurso Nacional abrangem todas as 26 capitais de estado, Brasília e cidades do interior dos estados. No total, 220 municípios irão aplicar as provas de forma simultânea.
O certame será realizado no dia 5 de maio, sob organização da Fundação Cesgranrio.
Como se inscrever neste concurso?
Para se inscrever, o candidato deve acessar a página do Gov.br. Em seguida, é necessário fazer o login e seguir as orientações indicadas. No momento da inscrição, o candidato faz a escolha pelas carreiras, que estarão divididas em oito blocos temáticos. Cada bloco reúne as carreiras que possuem semelhanças entre si.
Com o objetivo de “promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos da Administração Pública Federal”, o Concurso Unificado tem o grande diferencial de possibilitar que o interessado concorra a mais de uma vaga, desde que dentro do mesmo bloco temático. Uma das vantagens é que o candidato pagará uma taxa de inscrição única.
Durante a inscrição, o candidato precisa fazer a escolha com base nas carreiras, que ficam divididas em oito blocos temáticos — cada um reúne as carreiras semelhantes. O candidato deverá classificar as vagas de interesse por ordem de preferência para definir a prioridade em uma possível chamada, baseada na nota alcançada.
Confira os editais 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 publicados no Diário Oficial da União (DOU).
Veja o cronograma do CPNU:
- Divulgação do edital: 10 de janeiro
- Início das inscrições: 19 de janeiro
- Prazo máximo para inscrições: 9 de fevereiro
- Divulgação dos dados finais de inscrições: 29 de fevereiro
- Divulgação dos cartões de confirmação: 29 de abril
- Aplicação das provas: 5 de maio
- Divulgação dos resultados finais das provas objetivas e dos resultados preliminares das provas discursivas e da redação: 3 de junho
- Divulgação final dos resultados: 30 de julho
- Início da convocação para posse e cursos de formação: 5 de agosto