Concurso Abin: com 80% de cargos vagos, órgão quer novo edital em 2025
Trata-se da maior vacância entre os órgãos públicos federais. Os dados se referem a janeiro de 2024
atualizado
Compartilhar notícia
A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) segue convocando aprovados em seu último concurso, de 2018. No entanto, o órgão tem intenção de realizar um novo certame em 2025. Isso porque a convocação de aprovados até o fim da validade do certame não será capaz de suprir o alto déficit no quadro de servidores do órgão.
De acordo com a Associação dos Servidores da Abin (INTELIS), cerca de 80% dos cargos da Agência estão vagos, representando a maior vacância entre os órgãos públicos federais. Os dados são de janeiro de 2024.
O déficit de pessoal é ainda maior considerando apenas o cargo de Agente de Inteligência. Dos 937 cargos aprovados, apenas 55 cargos estão ocupados (5,9%) e 882 cargos estão vagos (94,1%), segundo dados atualizados em março de 2024.
De acordo com o diretor-geral adjunto da Abin, Marco Cepik, a realização de um novo concurso público para o provimento de servidores está sendo discutida junto ao Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos.
A intenção é que o certame seja realizado em 2025. “Estamos discutindo com o Ministério da Gestão um concurso em 2025. Precisamos aperfeiçoar a agência e melhorar a reputação junto a sociedade”, destacou Marco Cepik em entrevista ao Valor Econômico, em fevereiro de 2024.
Vale lembrar que, em 2023, uma nota técnica elaborada pelo órgão reafirmou a necessidade de recomposição do quadro de pessoal. Na ocasião, foi solicitada ao MGI autorização para a convocação de 75 excedentes aprovados no último concurso.
Confira a reportagem completa em Direção Concursos, parceiro do Metrópoles.