metropoles.com

Concurso Abin: com 80% de cargos vagos, órgão quer novo edital em 2025

Trata-se da maior vacância entre os órgãos públicos federais. Os dados se referem a janeiro de 2024

atualizado

Compartilhar notícia

Abin/Divulgação
Fachada da Sede da Agência Brasileira de Inteligência - Metrópoles
1 de 1 Fachada da Sede da Agência Brasileira de Inteligência - Metrópoles - Foto: Abin/Divulgação

Agência Brasileira de Inteligência (Abin) segue convocando aprovados em seu último concurso, de 2018. No entanto, o órgão tem intenção de realizar um novo certame em 2025. Isso porque a convocação de aprovados até o fim da validade do certame não será capaz de suprir o alto déficit no quadro de servidores do órgão.

De acordo com a Associação dos Servidores da Abin (INTELIS), cerca de 80% dos cargos da Agência estão vagos, representando a maior vacância entre os órgãos públicos federais. Os dados são de janeiro de 2024.

O déficit de pessoal é ainda maior considerando apenas o cargo de Agente de Inteligência. Dos 937 cargos aprovados, apenas 55 cargos estão ocupados (5,9%) e 882 cargos estão vagos (94,1%), segundo dados atualizados em março de 2024.

De acordo com o diretor-geral adjunto da Abin, Marco Cepik, a realização de um novo concurso público para o provimento de servidores está sendo discutida junto ao Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos.

A intenção é que o certame seja realizado em 2025. “Estamos discutindo com o Ministério da Gestão um concurso em 2025. Precisamos aperfeiçoar a agência e melhorar a reputação junto a sociedade”, destacou Marco Cepik em entrevista ao Valor Econômico, em fevereiro de 2024.

Vale lembrar que, em 2023, uma nota técnica elaborada pelo órgão reafirmou a necessidade de recomposição do quadro de pessoal. Na ocasião, foi solicitada ao MGI autorização para a convocação de 75 excedentes aprovados no último concurso.

Confira a reportagem completa em Direção Concursos, parceiro do Metrópoles.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?