metropoles.com

Concorrentes ao cargo de Lira mergulham nas eleições municipais

Corrida pela presidência da Câmara começou antes das eleições municipais, mas o foco agora dos deputados são as campanhas pelas prefeituras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes sociais
Foto colorida dos líderes partidários Antonio Brito (PSD-BA), Elmar Nascimento (União-BA) e Hugo Motta (Republicanos-PB) nas campanhas das eleições municipais - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida dos líderes partidários Antonio Brito (PSD-BA), Elmar Nascimento (União-BA) e Hugo Motta (Republicanos-PB) nas campanhas das eleições municipais - Metrópoles - Foto: Reprodução/Redes sociais

As campanhas das Eleições Municipais de 2024 estão na reta final. Com isso, os candidatos à presidência da Câmara dos Deputados têm se dedicado a comícios e caminhadas de aliados nos municípios Brasil afora.

A Câmara dos Deputados adotou um regime mais tranquilo de trabalho, enquanto os parlamentares investem nas campanhas eleitorais. O primeiro turno das municipais está marcado para 6 de outubro; já o segundo, caso necessário, deve ocorrer no dia 27 do mesmo mês.

Diante disso, os líderes partidários Antonio Brito (PSD-BA), Elmar Nascimento (União-BA) e Hugo Motta (Republicanos-PB), candidatos à presidência da Câmara, têm participado de eventos políticos em busca de apoio para aliados.

Confira a página especial sobre as Eleições de 2024

Apesar de acontecer apenas em fevereiro de 2025, o pleito para sucessão de Arthur Lira (PP-AL) movimenta a Câmara dos Deputados desde o começo do ano. Elmar Nascimento era tido como favorito para presidir a Casa Legislativa, diante do apoio de partidos do centrão e também da amizade com o líder alagoano. No entanto, o cenário mudou, e Hugo Motta assumiu o favoritismo.

Brito, com apoio do presidente do PSD, Gilberto Kassab, tenta construir a candidatura em busca de apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e também do ex-chefe do Executivo Jair Bolsonaro (PL), assim como os outros candidatos.

4 imagens
O líder do PSD, Antonio Brito
Líder do União Brasil, Elmar Nascimento
Hugo Motta é o atual líder do Republicanos na Câmara
1 de 4

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
2 de 4

O líder do PSD, Antonio Brito

Bruno Spada/Câmara dos Deputados
3 de 4

Líder do União Brasil, Elmar Nascimento

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
4 de 4

Hugo Motta é o atual líder do Republicanos na Câmara

Mário Agra / Câmara dos Deputados

Giro pelas eleições municipais

Nesta semana, o líder do PSD na Câmara, por exemplo, marcou presença em comícios nos municípios de Muniz Ferreira, Nazaré e Jequié, todos na Bahia. Antonio Brito tem participado de eventos políticos ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT), aliado de Lula.

Antonio Brito não tem restringido apoio aos candidatos do PSD. Ele também tem ido a comícios e caminhadas em apoio aos postulantes às prefeituras do Partido dos Trabalhadores (PT).

Na Bahia, o PT tem grande influência no cenário político. Além do governador, o presidente Lula conquistou 72,12% dos votos válidos, diante dos 27,88% de Jair Bolsonaro nas Eleições Presidenciais de 2022, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Também na Bahia, Elmar Nascimento tem marcado presença nas campanhas eleitorais nos municípios de Biritinga, Coité, Entre Rios e Senhor do Bonfim. Além disso, o líder do União Brasil esteve no comício de apoio ao prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), que tentará a reeleição.

Na Câmara, Elmar Nascimento é visto como centrado e mais resguardado. No entanto, por conta das eleições municipais, o líder do União apareceu dançando no Instagram no evento de Bruno Pires.

Já na Paraíba, Hugo Motta tem comparecido em caminhadas e comícios de aliados. O líder do Republicados esteve, por exemplo, em eventos de campanha em Bayeux e João Pessoa, onde o atual prefeito, Cicero Lucena (Progressistas), tenta a reeleição.

Apesar dos eventos ao longo da semana ligados às eleições municipais, Motta já retornou para Brasília, apesar de não haver comissões ou plenário na Câmara dos Deputados, e deve alinhar acordos na tentativa de se eleger presidente da Casa.

Eleição na Câmara dos Deputados

Todos os candidatos à presidência da Câmara dos Deputados tiveram encontros com o presidente Lula e também com Bolsonaro, em busca de apoio das bancadas dos dois espectros políticos.

O Metrópoles apurou, no entanto, que Bolsonaro deve apoiar a candidatura de Hugo Motta, enquanto Lula pretende se manter isento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?